Brasil

Ritmo de exportação de soja do Brasil desacelera em abril, mas supera 2022

Ritmo de exportação de soja do Brasil desacelera em abril, mas supera 2022

SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de soja do Brasil atingiram média diária de 838,86 mil toneladas até a segunda semana de abril, uma desaceleração diante de um ritmo de embarques que superava 900 mil toneladas ao dia no início do mês, mas seguem em patamar elevado em meio à colheita de uma safra recorde, mostraram dados do governo federal nesta segunda-feira.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a média diária supera com folga o volume de 603,8 mil toneladas embarcado ao dia em abril do ano passado.

Com isso, o maior produtor e exportador global de soja já exportou 7,55 milhões de toneladas do grão no acumulado deste mês e, se o ritmo de vendas externas permanecer até o final de abril, poderá se aproximar de 16 milhões de toneladas.

Em abril de 2021, o país bateu um recorde na exportação do grão, ao embarcar 16,1 milhões de toneladas, conforme dados do governo.

Também entre os destaques positivos, as exportações brasileiras de trigo alcançaram média diária de 16,9 mil toneladas até a segunda semana do mês, versus 7,75 mil ao dia em abril de 2022. Desta forma, o Brasil já enviou 152,5 mil toneladas do cereal ao exterior, superando o total de 147,2 mil toneladas embarcado no mesmo mês do ano passado.

Em contrapartida, as vendas externas de carne bovina ainda não se recuperaram mesmo após o fim da suspensão temporária de embarques para a China, sua principal compradora, ocorrida no final de março.

Segundo a Secex, a média diária de exportações de carne bovina in natural ficou em 4,8 mil toneladas, quase a metade dos 8,28 mil registrados ao dia em abril de 2022.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ3G0OK-BASEIMAGE

To Top