Brasil

STF torna réus mais 200 acusados de envolvimento em ataques de 8 de janeiro

(Reuters) – O Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira tornou réus por 8 votos a 2 mais 200 pessoas acusadas de envolvimentos nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, mostrou o resultado da análise das denúncias no plenário virtual da corte.

Apenas os dois ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro — Nunes Marques e André Mendonça — divergiram do relator do caso, Alexandre de Moraes, e votaram contra o recebimento da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República, por entenderem que o caso não é de competência do Supremo, pois os acusados não tem prerrogativa de foro junto à corte.

Votaram para acompanhar Moraes os ministros Antonio Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e a presidente do Supremo, Rosa Weber.

O grupo se junta a outros 100 acusados tornados réus pelo Supremo no mesmo inquérito sobre o 8 de janeiro.

O STF é composto por 11 ministros, mas conta atualmente com uma cadeira vaga devido à recente aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não indicou um substituto e, quando o fizer, o nome terá de ser sabatinado e aprovado pelo Senado.

Nesta quarta, os ministros da corte começaram a analisar as denúncias de um terceiro bloco de acusados de envolvimento nos ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores radicais de Bolsonaro invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e as sedes do STF e do Congresso Nacional.

Relator do caso, Moraes já se manifestou para que esses 250 suspeitos também tornem-se réus e respondam a ação penal por seu alegado envolvimento nos ataques, classificados por Lula como uma tentativa de golpe de Estado.

(Por Eduardo Simões)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ420I9-BASEIMAGE

To Top