Brasil

Ibovespa avança com apoio externo e nova enxurrada de balanços

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa avançava nesta sexta-feira, em meio a uma nova batelada de balanços corporativos, com Grupo Soma e Petz entre as maiores altas na esteira de números bem avaliados por analistas, enquanto Assaí figurava na ponta negativa após tombo no lucro do primeiro trimestre.

Investidores também repercutiam dados fortes do mercado de trabalho dos Estados Unidos, apoiando apostas de que Federal Reserve deve manter a taxa de juros mais alta por algum tempo.

Às 11:56, o Ibovespa subia 1,03 %, a 103.226,51 pontos, contabilizando até o momento um declínio de 1,15% na semana, mais curta pelo feriado do Dia do Trabalho na segunda-feira. O volume financeiro na sessão somava 7,45 bilhões de reais.

No exterior, o índice acionário norte-americano S&P 500 tinha elevação de 1,5%, ajudado pelo resultado da Apple, o que corroborava o sinal positivo no pregão paulista, assim como a alta dos preços de petróleo.

Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho divulgou que foram abertos 253 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em abril, acima das expectativas. Apesar de o dado de março ser revisado para baixo, a taxa de desemprego no mês passado caiu e o salário médio por hora acelerou a alta.

“O mercado de trabalho parece ainda pouco impactado pelo aperto monetário realizado até aqui, o que sugere uma necessidade de juros elevados por mais tempo”, avaliou o economista do Banco Modal Rafael Rondinelli, em comentário enviado a cliente sobre os dados dos EUA.

DESTAQUES

– GRUPO SOMA ON avançava 7,25%, a 8,88 reais, após o grupo de moda divulgar alta de 36,6% no resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado ano a ano, com expansão de receitas e margens. De acordo com analistas do Citi, os números vieram acima das suas expectativas e devem levar a uma revisão para cima das estimativas para a companhia, principalmente de vendas.

– PETZ ON subia 6,73%, a 6,34 reais, tendo como pano de fundo balanço do primeiro trimestre, que mostrou Ebitda ajustado da Petz “Standalone” alcançando 70,1 milhões de reais, avanço de 27,6%, com a margem crescendo 0,5 ponto percentual, para 8,4%. “A Petz ‘Standalone’ trouxe uma leve surpresa positiva no Ebitda, que o fez ficar acima de nossas projeções”, afirmou a Genial Investimentos.

– ALPARGATAS PN valorizava-se 6,25%, a 8,16 reais, mesmo após a dona da Havaianas divulgar declínio de 62,5% no Ebitda no primeiro trimestre frente aos mesmos meses de 2022, para 62,3 milhões de reais, com a margem caindo de 18,3% para 7% ano a ano. O volume de pares vendidos recuou 13,4%. A XP Investimentos disse que a Alpargatas reportou outro trimestre de resultados fracos, porém melhores do que as estimativas de seus analistas.

– RUMO ON ganhava 4,07%, a 20,71 reais, após a transportadora logística reportar na véspera lucro líquido de 71 milhões de reais no primeiro trimestre, revertendo resultado negativo de 68 milhões de reais sofrido um ano antes, apesar de queda no volume transportado no período.

– BRADESCO PN tinha acréscimo de 0,43%, a 14,13 reais, em sessão volátil, após queda de 37,3% no lucro do primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, embora o resultado tenha ficado acima do que esperavam analistas, enquanto o banco espera um segundo trimestre ainda pressionado pela linha de provisões para perdas com crédito, mas aguarda melhora no segundo semestre. ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,88%.

– ASSAÍ ON recuava 9,15%, a 10,43 reais, um dia depois de a rede de atacarejo reportar lucro líquido de 72 milhões de reais no primeiro trimestre, resultado abaixo dos 214 milhões de reais apurados nos meses de janeiro a março do ano passado, em resultado afetado pelo cenário de altas taxas de juros.

– PETROBRAS PN valorizava-se 1,09%, a 23,27 reais, favorecida pela alta dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent avançava 3,77%, a 75,23 dólares o barril.

– VALE ON avançava 2,45%, a 68,5 reais, apesar de os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Cingapura e Dalian estenderam quedas nesta sexta-feira, puxados por temores renovados de uma crise bancária nos Estados Unidos e preocupações persistentes com a diminuição da demanda em meio à produção reduzida de algumas siderúrgicas chinesas.

– FLEURY ON subia 3,56%, a 15,13 reais, apesar de o grupo de medicina diagnóstica divulgar queda de 15% no lucro líquido do primeiro trimestre deste ano frente a igual período do ano passado, com resultado financeiro negativo e efeito de base de comparação, apesar do avanço de receitas.

– CCR ON tinha elevação de 2,66%, a 13,87 reais, após resultado operacional em linha com o esperado, enquanto o lucro líquido da operadora de concessões de infraestrutura somou 629 milhões de reais no primeiro trimestre, queda de 81,8% ante o resultado obtido um ano antes.

– ELETROBRAS ON registrava acréscimo de 0,15%, a 33,78 reais. A companhia elétrica fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de 406 milhões de reais, uma queda de 85% em relação ao reportado em igual período de 2022, impactado por forte piora do resultado financeiro.

– VIA ON operava estável, a 1,88 real, após a varejista, dona de marcas como Casas Bahia, divulgar prejuízo líquido de 297 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, após lucro de 18 milhões de reais no mesmo período no ano passado.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ440GO-BASEIMAGE

To Top