Mundo

Belarus entra em alerta máximo após “4 aviões abatidos” sobre a Rússia, diz presidente

(Reuters) – O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, confirmou inadvertidamente nesta segunda-feira que quatro aeronaves militares foram abatidas sobre a Rússia na semana passada, perto das fronteiras com a Ucrânia e Belarus, acrescentando que Minsk reagiu colocando suas forças armadas em alerta máximo.

O incidente ocorre enquanto a Ucrânia se prepara para uma contra-ofensiva contra as forças invasoras da Rússia.

O veículo de notícias russo Kommersant noticiou no sábado que um grupo de ataque russo composto por um caça-bombardeiro Su-34, um caça Su-35 e dois helicópteros Mi-8 foi abatido em uma emboscada perto de Klintsy, na região russa de Bryansk.

O Kommersant disse que as aeronaves iriam atacar alvos na região de Chernihiv, na Ucrânia, logo do outro lado da fronteira.

Ele disse que eles foram devido a alvos de ataque no Chernihiv região da Ucrânia, diretamente na fronteira.

A agência de notícias estatal russa TASS disse no sábado que um  avião de guerra russo Su-34 caiu, mas não especificou a causa,e citou os serviços de emergência dizendo que um incêndio no motor derrubou um helicóptero.

A TASS não mencionou o Su-35 ou um segundo helicóptero, embora vários blogueiros militares russos pró-guerra com muitos seguidores nas redes afirmem que as quatro aeronaves foram abatidas.

(Por Kevin Liffey)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ4E0RL-BASEIMAGE

To Top