Mundo

Ministro da Turquia deve conversar com setor bancário em meio a expectativa de reversões da política econômica

ANCARA (Reuters) – O recém-nomeado ministro das Finanças da Turquia, Mehmet Simsek, deve convocar uma reunião na próxima semana com os principais executivos do setor bancário, disseram fontes bancárias.

Segundo informações de banqueiros a par do assunto, a reunião está prevista para quinta-feira da próxima semana, entre Simsek e os bancos membros da Associação de Bancos da Turquia (TBB).

“Esta é uma reunião que naturalmente deve ser realizada”, disse um banqueiro sênior, observando que conversas semelhantes ocorreram após a nomeação de ministros do tesouro e relacionados à área antes.

O Tesouro e o TBB se recusaram a comentar.

Duas fontes manifestaram a expectativa de que a reunião aborde uma avaliação geral do setor bancário e dos desafios econômicos atuais.

Ex-estrategista da Merrill Lynch, Simsek voltou ao gabinete do presidente Tayyip Erdogan após sua reeleição no segundo turno, em 28 de maio.

Investidores demonstraram entusiasmo pela nomeação de Simsek devido a uma mudança antecipada na Turquia para políticas econômicas mais convencionais, sinalizando uma reviravolta nas políticas de Erdogan.

Representantes do setor bancário têm frequentemente se queixado sobre o modelo econômico pouco ortodoxo aplicado pelo governo de Erdogan nos últimos dois anos.

Após sua nomeação, Simsek disse que a política econômica precisava retornar ao terreno “racional” e que “não havia soluções rápidas”.

(Reportagem de Ebru Tuncay e Jonathan Spicer)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ570NX-BASEIMAGE

To Top