Mundo

Cidade russa impõe estado de emergência após drone atingir prédio

VORONEZH, RÚSSIA (Reuters) – Um drone atingiu um prédio de apartamentos na cidade de Voronezh, no sul da Rússia, nesta sexta-feira, no que os investigadores chamaram de “ato terrorista” em nome da Ucrânia, levando o governo local a decretar estado de emergência.

Três pessoas ficaram levemente feridas por estilhaços, disse o governador regional Alexander Gusev.

O Comitê de Investigação estatal da Rússia, que lida com crimes graves, disse que abriu um processo criminal contra “pessoas que agem no interesse da liderança político-militar da Ucrânia”.

Não houve reação oficial da Ucrânia, que não comenta supostas operações militares dentro do território russo.

Os ataques de drones dentro da Rússia tornaram-se uma ocorrência frequente, mas geralmente acontecem em áreas próximas à Ucrânia. Voronezh tem uma população de mais de um milhão de pessoas e fica a cerca de 180 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

“Houve uma explosão violenta. Eu gritei. E (o encanador) que estava consertando meu ralo, ele viu; ele gritou que era um drone”, disse uma testemunha.

Os investigadores disseram que houve danos estruturais no bloco de apartamentos, cuja fachada foi parcialmente destruída e queimada.

A Rússia acusou a Ucrânia no mês passado de lançar dois drones no Kremlin no que disse ser uma tentativa de matar o presidente Vladimir Putin. Kiev negou envolvimento no incidente.

Em 30 de maio, a Rússia disse que abateu ou desviou oito drones ucranianos em um ataque a vários distritos de Moscou. Um assessor presidencial ucraniano negou que Kiev esteja diretamente envolvida, mas disse estar “satisfeito em assistir aos eventos” e prever mais ataques desse tipo.

(Reportagem de Mark Trevelyan e Felix Light)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ580GC-BASEIMAGE

To Top