Brasil

Todos cenários econômicos estão favoráveis à queda acentuada da Selic, diz Tebet

(Reuters) – A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta sexta-feira que todos os cenários para a economia brasileira estão favorecendo uma queda acentuada da taxa Selic de seu patamar de 13,75%.

“Todos esses cenários são positivos. Não tem nenhum cenário para que não haja a queda robusta da taxa de juros no Brasil já a partir de agosto”, disse a ministra em entrevista à GloboNews, ao mencionar fatores como a redução da inflação e a perspectiva de aprovação do arcabouço fiscal pelo Congresso Nacional.

Na ata sobre sua última reunião, na qual decidiu manter a Selic em 13,75%, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, sinalizou a possibilidade de corte “parcimonioso” da taxa básica de juros em seu próximo encontro, marcado para o início de agosto.

Na entrevista à emissora, Tebet ainda disse que, se não for aprovado pelo Congresso um projeto de reforma tributária que simplifique impostos, o país continuará perdendo indústrias e postos de trabalho.

“Se nós não aprovarmos a reforma tributária, ainda que não seja a reforma tributária excepcional, mas uma boa reforma tributária, que simplifique impostos que tribute lá no consumo para diminuir a carga tributária da indústria como um todo, nós vamos continuar perdendo indústrias, fechando postos de trabalho, mandando embora trabalhador e trazendo produtos importados de fora. Nada contra essas importações, são mais do que bem-vindas, mas elas não podem tirar o emprego do trabalhador brasileiro”, defendeu.

(Por Eduardo Simões)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5T0E2-BASEIMAGE

To Top