Benefícios

INSS: sistema para pagamento novo da Pensão por Morte

INSS: sistema para pagamento novo da Pensão por Morte O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em parceria com a Dataprev, iniciou a concessão de pensão por morte urbana de forma automática neste mês de junho. A solicitação pode ser feita pela plataforma digital ‘Meu INSS’ – também desenvolvida pela empresa de tecnologia para o INSS.

Segundo o Instituto, o primeiro beneficiário – um viúvo de 79 anos – deu entrada no pedido no dia 6 de junho de 2023. O benefício aguardava há 10 dias para ser analisado e, com a nova tecnologia, o sistema concedeu o benefício e retirou a solicitação da fila de espera (estoque). A pensão por morte urbana é o benefício para os dependentes do segurado da área urbana que falecer, aposentado ou não.

O reconhecimento automático de direitos é feito pela Dataprev com base nos registros de vínculos, remunerações e contribuições disponíveis no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), hospedado nos data centers da empresa. O CNIS conta com 42 bilhões de informações cadastrais e laborais dos cidadãos.

O sistema automatizado de análise do INSS já possui os seguintes benefícios: 

Aposentadoria por idade urbana e rural;

Aposentadoria por tempo de contribuição;

Pensão por morte urbana e rural;

Auxílio-reclusão urbano e rural;

Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência;

Benefício assistencial à pessoa com deficiência;

Benefício assistencial ao idoso;

Salário-maternidade urbano e rural.

Recorde de concessão

De acordo com o INSS, o mês de maio registrou a maior quantidade de requerimentos decididos de maneira automática desde a implantação da inteligência artificial dos benefícios. Foram concluídos 42% dos mais de 222 mil pedidos.

Com a automação, as decisões mais simples são entregues de maneira mais rápida, enquanto as análises mais complexas são feitas pela equipe especializada de servidores do INSS.

A Central 135 e a plataforma ‘Meu INSS’ são canais oficiais para o requerimento dos benefícios. São mais de 100 serviços disponíveis para o cidadão, entre pedidos de benefícios, agendamentos e informações sobre a vida contributiva do segurado.

Como funciona o reconhecimento automático?

Com a novidade, a análise do requerimento torna-se otimizada, mais assertiva e permite a decisão automática pelos sistemas do INSS – desenvolvidos e sustentados pela Dataprev.

Para a análise, o INSS utiliza os dados que já estão em seus sistemas e pode checar as informações prestadas pelo cidadão na hora do pedido, inclusive na base de dados de outros órgãos. Dessa forma, análise do benefício é concluída mais rapidamente.

Como pedir o benefício?

Entre no Meu INSS
Clique no botão “Novo Pedido”;
Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Documentação em comum para todos os casos

Obrigatória

Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes.
Se for procurador ou representante legal:
Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Se for solicitada:
Documentos para comprovar o tempo de contribuição;
Documentos para comprovar os (as) dependentes.

Receber resposta

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
Entre no Meu INSS;
Clique no botão “Consultar Pedidos”;
Encontre seu processo na lista;
Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.

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