Benefícios

Conheça os vilões de consumo nas contas de energia

Conta de luz segue com bandeira verde em setembro, diz Aneel
TanitJuno/Shutterstock.com

Conheça os vilões de consumo nas contas de energia A conta de luz pode subir até 35% no inverno, segundo especialistas ouvidos pelo UOL, puxada pelo aumento de uso de aparelhos elétricos. Veja abaixo quanto cada item consome de energia e confira dicas para economizar.

Vilões da conta de luz

1) Aquecedor elétrico

2) Ar-condicionado (com ar quente)

3) Chuveiro elétrico

4) Torneira elétrica

Veja abaixo o custo médio mensal do uso destes e outros aparelhos e o impacto na conta de luz:

Os custos mensais consideram a tarifa média das distribuidoras, sem impostos, para a classe residencial. Os cálculos foram feitos pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a partir das sugestões de uso de energia do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e tabelas de eficiência de energia do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que indica o consumo mensal de energia elétrica segundo tabelas de eficiência.

No ano, o preço da energia elétrica residencial acumula alta acima da inflação. A variação de janeiro a junho foi de 5,95% na média do país, enquanto o IPCA-15 foi de 3,16%, segundo o IBGE.

Dicas para gastar menos

Invista em aparelhos econômicos. Foque na eficiência energética, ou seja, aparelhos que consomem menos energia elétrica para funcionar. Na etiqueta do produto, há uma escala do verde ao vermelho, junto das letras que vão do A (mais econômicos) ao E (menos econômicos).

Tire da tomada os aparelhos que ficam em “stand by”. São aqueles que não desligam completamente, como computadores e carregadores de celular. Micro-ondas também consome energia, mesmo sem estar funcionando, porque mantém o painel ligado.

Aqueça o ambiente em temperatura média. Não precisa colocar o aquecedor a 40ºC, por exemplo. A temperatura indicada para trazer conforto térmico na maioria dos ambientes é de 23ºC, afirma Priscila Arruda, pesquisadora do programa de Energia do Idec.

Coloque o aquecedor em local alto para esquentar melhor o ambiente. Opte por usar em uma potência média e durante um período de tempo menor, evitando dormir e deixar o aparelho ligado a noite toda.

Lave roupas em grandes quantidades. Assim você economiza nos ciclos da lavadora de roupa.Continua após a publicidade

Acumule louça para lavar de uma só vez. A torneira elétrica vai aquecer a água que poderá ser usada de uma só vez, como quando a água do enxágue já cai em cima da louça engordurada, ajudando a tirar a sujeira.

Tome banhos curtos e em horários mais quentes do dia. Assim não será preciso que o chuveiro elétrico aqueça muita água nem eleve tanto a temperatura do banho. Vale também fechar o registro quando não estiver usando a água ao lavar o cabelo ou se depilar, por exemplo.

Troque as lâmpadas incandescentes por LED. No frio, a tendência é ficarmos mais dentro de casa com a luz ligada. Apesar de serem mais caras, as lâmpadas de LED possuem maior longevidade e acabam sendo mais econômicas, diz a economista e CEO na DS Estratégias e Inteligência Financeira, Dirlene Silva.

O cuidado pode ser em três passos: na hora de comprar, no tempo de consumo e no recálculo caso a conta venha mais alta do que pode arcar.Priscila Arruda, pesquisadora do programa de Energia do Idec

Quando não estiver utilizando os eletrodomésticos, desligue-os da tomada. A economia pode representar um total de 15% na sua conta de luz.Dirlene Silva, economista e CEO na DS Estratégias e Inteligência Financeira. Fonte: Economia Uol

To Top