Internacional

Rússia diz ter frustrado ataques ucranianos contra navios civis no Mar Negro

O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta terça-feira que frustrou ataques de drones marítimos ucranianos contra sua marinha e navios civis no Mar Negro.

Kiev negou ter atacado navios civis, sem abordar diretamente a alegação de que havia atacado a marinha russa.

“Durante a noite, as Forças Armadas da Ucrânia fizeram uma tentativa frustrada de atacar os navios de patrulha Sergei Kotov e Vasiliy Bykov da frota do Mar Negro com três barcos não tripulados”, disse o Ministério da Defesa da Rússia em um comunicado.

Afirmou que os dois navios estavam controlando o transporte marítimo 340 km a sudoeste de Sevastopol e continuariam a desempenhar suas funções.

Mais tarde, em seu briefing diário, o ministério disse que navios da marinha destruíram mais três drones marítimos que visavam embarcações civis.

“Durante a noite, o regime de Kiev tentou um ataque terrorista com três barcos semissubmersíveis não tripulados contra navios de transporte civis russos que se dirigiam para o Estreito de Bósforo, na parte sudoeste do Mar Negro”, declarou o ministério.

O assessor presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse à Reuters: “Sem dúvida, tais declarações de autoridades russas são fictícias e não contêm nem um pingo de verdade. A Ucrânia não atacou, não está atacando e não atacará embarcações civis, nem quaisquer outros objetos civis.”

A Rússia disse que trataria qualquer navio saindo ou entrando em portos ucranianos como alvos válidos após o término de um acordo apoiado pelas Nações Unidas no mês passado, que permitia a exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro.

Kiev já usou drones para atingir a base naval da Rússia na Crimeia e a ponte que a Rússia construiu para a península.

(Reportagem de Alexander Marrow, Olzhas Auyezov e Pavel Polityuk)

To Top