Internacional

Suécia aumentará controle na fronteira após queimas do Alcorão

Por Johan Ahlander e Simon Johnson

ESTOCOLMO (Reuters) – As ameaças à Suécia aumentaram após as recentes queimas do Alcorão, disse o governo sueco nesta terça-feira, acrescentando que reforçou os controles de fronteira para dar à polícia mais autoridade em revistar pessoas que entram no país.

Uma nova lei, que entra em vigor agora em agosto, dá à polícia poderes estendidos para realizar verificações nas fronteiras da Suécia e permite maior vigilância eletrônica.

“Isso significa que a polícia terá uma oportunidade maior de revistar veículos e realizar revistas corporais dentro da fronteira”, disse o ministro da Justiça, Gunnar Strommer, em coletiva de imprensa.

A Suécia e a Dinamarca registraram uma série de protestos nas últimas semanas, nos quais cópias do Alcorão foram queimadas ou danificadas de alguma forma, gerando indignação em países muçulmanos e exigindo que os governos nórdicos interrompessem os atos.

Mais queimas do Alcorão ocorreram na segunda-feira e os dois países disseram que estão examinando maneiras de limitar legalmente tais ações em uma tentativa de diminuir as tensões.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse que a situação é perigosa, complicada e usada por pessoas que desejam prejudicar a Suécia, inclusive pela Rússia, que pode estar usando a situação a seu favor.

“Pode ser para impedir a adesão sueca à Otan”, disse Kristersson em coletiva de imprensa.

A Suécia se candidatou para a Otan após a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas o pedido ainda precisa ser ratificado pelo Parlamento da Turquia. O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que trabalhará para que o pedido sueco seja aprovado, mas também alertou que isso não acontecerá enquanto cópias do Alcorão estiverem sendo queimadas na Suécia.

Kristersson também afirmou que é importante reduzir a tensão e pediu às pessoas que usem a liberdade de expressão com responsabilidade e respeito.

Ele disse que alterações radicais nas leis suecas de liberdade de expressão não estão sobre a mesa, mas que o governo está analisando possíveis mudanças que permitiriam à polícia impedir a queima do Alcorão em público se elas fossem uma ameaça à segurança da Suécia.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ701KK-BASEIMAGE

To Top