Entretenimento

Partido do governo turco critica decisão do Disney+ de não transmitir série “Ataturk”

ISTAMBUL (Reuters) – O partido AK, do governo da Turquia, criticou uma decisão do Disney+, da Walt Disney Co, de não transmitir um documentário sobre o fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Ataturk, em seu serviço de streaming.

O órgão de vigilância da transmissão da Turquia disse que estava analisando as reportagens das imprensas turca e armênia.

O norte-americano Comitê Nacional Armênio da América (ANCA) pediu ao Disney+ em junho para cancelar o programa, dizendo que ele “glorifica um ditador turco e assassino do genocídio”.

No mês passado, a Disney+ Turquia anunciou que a série Ataturk iria ao ar “muito em breve”.

“A série original #Ataturk estará no ar muito em breve, no 100º aniversário da nossa República”, disse o serviço de streaming em um post na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. 

Ataturk é altamente reverenciado na Turquia. Ebubekir Sahin, presidente do órgão de vigilância da televisão turca RTUK, anunciou a investigação na noite de terça-feira em um comunicado na plataforma X, descrevendo Ataturk como “nosso valor social mais importante”.

Omer Celik, porta-voz do Partido AK, do presidente Tayyip Erdogan, condenou a decisão de não transmitir a série também em um post no X, dizendo que a decisão foi “vergonhosa” e “desrespeitosa”.

(Reportagem de Burcu Karakas)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ710XZ-BASEIMAGE

To Top