TopNews

Para beber cerveja existe o copo ideal?

Cerveja
Viiviien/Shutterstock.com

Para beber cerveja existe o copo ideal? Sextou! E o assunto do dia é uma das paixões nacionais que tem tudo a ver com o clima do último dia útil da semana: cerveja. O Dia Internacional da Cerveja é comemorado na primeira sexta-feira de agosto. Neste ano, a celebração é em 4 de agosto.

Há vários tipos de copos que podem ser usados pelos cervejeiros. No Brasil, o copo americano se tornou um ícone – seja para beber as marcas mais populares nos botecos ou até para receber cervejas mais elaboradas, com muito estilo.

Associado ao jeito descontraído e acolhedor dos brasileiros, esse tipo de copo foi criado em 1940 pela fábrica brasileira Nadir Figueiredo. Ele ganhou o nome de copo americano por ser fabricado com máquinas que vieram dos Estados Unidos, conta o mestre cervejeiro e gerente da Academia da Cerveja da Ambev Alexandre Esber.

“Ele já ganhou prêmios de design, mundo afora. Ele é muito versátil. Se usa pra tomar café, cerveja, cachaça. Ele é muito resistente também. Ele ganhou a fama e projeção por resistir bem aos trancos e barrancos da vida” diz Esber.

Também conhecido como copo lagoinha em algumas regiões do país, os 190 ml que cabem nele o tornam ideal para dividir uma garrafa de cerveja com um pequeno grupo. “Se tornou um copo perfeito pra compartilhar a cerveja. Ele abraçou muito a nossa cultura de beber no bar, de comemorar no boteco, de dividir a cerveja”.

“Pegou uma garrafa de 600 ml, dá quatro copos divididos ali, pra beber junto, pra compartilhar. Então, acabou criando esse laço cultural com o nosso jeito, né? De nos relacionarmos assim com a cerveja”, diz o mestre cervejeiro.

Um dos donos do Grupo Fora do Eixo — que reúne vários bares em Brasília —, Matheus Sena conta que apesar de simples, o copo americano é o “queridinho” do público.

“É um verdadeiro ritual de satisfação. Já caiu no imaginário popular que, ao segurar esse icônico recipiente de vidro, a cerveja ganha um sabor especial, tornando cada gole uma experiência única e cheia de tradição brasileira. Por isso ele é um sucesso, assim como uma boa e gelada cerveja”, aponta Matheus.

Mas, afinal, existe um copo certo para tomar cerveja?

A gastróloga e sommelière Bárbara Soares conta que existem mais de 150 estilos de cervejas e também vários copos diferentes indicados para melhorar a experiência sensorial do consumidor. “Seja valorizando as nuances aromáticas, promovendo um visual atrativo ou amenizando a potência alcoólica de alguns estilos, por exemplo”.

“A escolha do copo interfere diretamente na impressão sensorial da cerveja. Em casos de falta de copos variados para atender diversos tipos de estilos cervejeiros, uma boa dica é ter sempre à disposição a taça de vinho branco. Muito usada em restaurantes que conseguem atender ambos os nichos de mercado: vinhos e cervejas”, diz a especialista.

Para ter uma experiência ainda melhor, a sommelière dá outra dica: servir sempre sua cerveja com, no mínimo, 1 ou 2 dedos de espuma. “Assim teremos uma melhor experiência sensorial, valorizando aromas e sabores, ajudando a manter a temperatura e protegendo contra possíveis oxidações. A espuma faz parte do serviço e é extremamente importante e indispensável, além de garantir um melhor visual atrativo para a cerveja”.

Veja os copos mais usados para beber cerveja

A cervejaria AmBev fez um levantamento dos principais copos utilizados para apreciar a cerveja. Veja abaixo:

Copo americano (190 ml)

O copo oficial dos botequeiros. Tem a lateral canelada. O tamanho permite dividir uma garrafa de 600 ml entre quatro pessoas e garante que a cerveja vai permanecer gelada.

Caldereta (350 ml)

É o copo tradicional do chope. O topo largo permite a presença de um generoso colarinho , que é a camada de creme espesso (espuma).

Garotinho (210 ml)

Tem o mesmo formato da caldereta, mas com o volume menor. Ideal para quem bebe devagar e não quer deixar o chope ou a cerveja esquentando em um copo grande.

Pint (400 ml)

O termo inglês pint identifica tanto uma medida de volume (567 ml na Inglaterra, 472 ml nos Estados Unidos) quanto o formato do copo mais usado para beber cerveja nos pubs. Por tradição, ele é largamente usado para cervejas de estilos ingleses, irlandeses e americanos.

Weiss (670 ml)

Copo longo e estreito, com boca ampla, feito especialmente para as cervejas de trigo alemãs, do estilo weissbier. Ele é grande para poder acomodar todo o conteúdo de uma garrafa de Weiss, que geralmente tem 500 ml, com a levedura que decanta no fundo e a camada de densa espuma que se forma no topo.

Tumbler (400 ml)

Copo robusto, feito com vidro espesso. No mundo cervejeiro, ele foi adotado pela witbier, a leve e condimentada cerveja de trigo belga. A boca larga libera todos os aromas desse estilo, que costuma ser feito com a adição de casca de laranja e sementes de coentro.

Taça com haste

Várias ales belgas, cervejas intensas e potentes, adotam as taças de cristal com haste e base. O formato da boca do cálice quando mais estreito concentra os aromas da bebida e permite que você beba a cerveja aos poucos, como um vinho, e com o apoio da haste, sem que o calor de sua mão aqueça demais o líquido. .

Snifter

Esta é a taça ideal para cervejas muito aromáticas, fortes e complexas. Sua boca estreita retém as substâncias aromáticas e as libera aos poucos. O bojo se encaixa perfeitamente na palma da mão. Você segura a haste entre os dedos e aquece lentamente a bebida para degustá-la com calma e com o aumento da temperatura liberar ainda mais os aromas. Fonte G1

To Top