Mundo

Furação nos EUA com potencial de ser catastrófico cancelam mais de 400 voos

Furacão
lavizzara/Shutterstock.com

Furação nos EUA com potencial de ser catastrófico cancelam mais de 400 voos Com ventos de mais de 200 km/h, furacão é um dos mais fortes a atingir o estado dos EUA nos últimos anos. Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas no sul da Flórida.

Um dos furacões mais fortes a atingir a Flórida, nos Estados Unidos, nos últimos anos, chegou na manhã desta quarta-feira ao estado.

Ao tocar solo, o furacão Idalia, que era de categoria 4, em uma escala de 5, caiu para a categoria 3 e, depois, para a 2. Mas especialistas disseram que isso não afeta a intensidade.

Os ventos passam de 200 km/h e afetam principalmente a região chamada de Big Bend, no centro da Flórida.

O governo local prevê efeitos ‘catastróficos’ por conta dos ventos fortes.

Furacão cai para categoria 2, mas segue ‘catastrófico’

O furacão Idalia, que chegou na Flórida na categoria 4 e passou para 3 ao tocar solo, enfraqueceu e chegou à categoria 2, informou na manhã desta quarta-feira (30) o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

A escala de força de furacões vai até 5.

Mas o centro afirmou que os ventos seguem com velocidade maior que 200 km/h e potencial destrutivo.Há 20 minutos

Idalia já deixa casas submersas e mais de 230 mil sem energia

Mais de 230 mil pessoas na Flórica estão sem energia elétrica por conta da chegada do furacão Idalia.

Os fortes ventos de mais de 200 km/h arrancaram árvores que, por sua vez, derrubaram linhas de energia. A queda de energia acontece, principalmente, ao norte de Tampa.

Na região, ao longo da costa, algumas casas já estão submersas até perto dos telhados, e estruturas desmoronaram.Há 28 minutos

Águas quentes do Oceano fortaleceram o furacão

Giovani Dolif, meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) disse ao g1 que o furacão Idalia inicialmente era uma tempestade, mas o calor do oceano o transformou em um furacão, quando se aproximou da Flórida.

“Ele começou em Honduras no dia 24 de agosto e veio subindo o mapa. Quando ele chegou próximo da Flórida, ganhou muita força. Isso acontece por causa das águas quentes do oceano, que naquela região estão em 32°C. Esse calor todo foi transformado em energia, que deu a ele força suficiente para se transformar em um furacão”, disse Giovani Dolif ao g1.

EUA cancelam mais de 400 voos por conta do furacão

As companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram centenas de voos nesta quarta-feira (30) por conta da chegada do furacão Idalia no país.

Os cancelamentos, até agora, são os seguintes:

Southwest Airlines: cancelamento de mais de 200 voos;

Delta Air Lines: cancelamento de 148 voos;

American Airlines: cancelamento de 98 voos.

Segundo as autoridades, outros 795 voos estão atrasados.Há 1 hora

Onde está o Idalia neste momento?

O furacão Idalia se formou no Golfo do México, passou por Cuba e entrou na Flórida pela área de Keaton Beach, ao norte de Tampa, na região central da Flórida.

A região é conhecida como Big Bend.Há 2 horas

Idalia cai de categoria, mas intensidade dos ventos segue a mesma

Logo após tocar solo na Flórida, o furacão Idalia caiu de categoria 4 para 3, anunciaram autoridades. Mas a mudança não afetou a intensidade do Idalia, que ainda tem previsão de ser “catastrófico”, na palavra do governo local.

A escala de força dos furacões vai até 5.

Os ventos seguem na mesma velocidade, de cerca de 201 quilômetros por hora. Fonte: G1

To Top