Benefícios

Confira as perguntas mais comuns para quem busca um emprego

carteira de trabalho dinheiro e beneficios
rafastockbr / Shutterstock.com

Confira as perguntas mais comuns para quem busca um emprego O Brasil iniciou o segundo semestre do ano com 9,7 milhões de desempregados, o equivalente a 8,9% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda, o número de empregados sem carteira assinada bateu recorde histórico: 13,2 milhões. Com a procura por trabalho, e por sair da informalidade, alta, se destacar num processo seletivo é difícil. A saída então pode ser impressionar na entrevista de emprego, a etapa mais comum e uma das mais importantes nos processos seletivos.

— Uma vez que encontramos uma pessoa que, ao menos pelo currículo, aparenta ter aderência ao que a empresa está buscando, na entrevista nós exploramos os pontos comportamentais e técnicos. Assim, evitamos perguntas que as respostas sejam sim ou não. A ideia é trazer desconforto para o candidato precisar se posicionar e contextualizar a informação que está nos trazendo. Ou seja, não apenas dizer que é organizado, mas entendermos o que é organização para ele: apenas ser pontual nos compromissos? fazer a gestão de tarefas com vários interlocutores diferentes? — explica Hugo Pires, gerente sênior do PageGroup, que faz serviços de consultoria para RH.

Conheça o Seguro desemprego

Para se preparar para ir bem neste momento, a Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre, recomenda:

— É importante estudar sobre a empresa que realizará a entrevista, revisitar seu currículo e experiências profissionais, e alinhar seu discurso à posição a que está se candidatando — diz.

Para ajudar quem está em busca de trabalho, o EXTRA buscou uma lista junto ao Hugo Pires e à Gabriela Mative e de 20 perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego. Questionamentos sobre expectativa salarial, pontos fracos e os motivos para ter saído do último emprego podem deixar o candidato sem saber como tratá-las. Então, os especialistas recomendam como respondê-las. Veja abaixo.

Empregado doméstico também recebe parcelas do Seguro Desemprego?

Além do conteúdo das respostas dadas, há uma série de cuidados mais práticos que o candidato deve tomar.

— A pontualidade na entrevista é importantíssima. Se for presencial, trabalhe com a possibilidade de ter trânsito no caminho ou cair ma chuva repentina, e chegue antes. Se for virtual, arrume o espaço que vai aparecer durante a videoconferência. A roupa, em ambos os casos, deve ser discreta. E o candidato precisa prestar atenção na sua higiene pessoal — orienta a gestora de carreiras Andrea Deis, recomendando também atenção com a linguagem corporal: — Evitar chacoalhar as pernas, estalar os dedos, mexer no cabelo. Pode passar uma dúvida sobre insegurança do candidato para o recrutador.

Seguro desemprego será pago quando

CONFIRA O GUIA

Pires: Dê uma descrição breve e concisa de quem você é e quais são as suas principais qualificações, pontos fortes e habilidades. Adaptar sua resposta à vaga fará com que o entrevistador queira saber mais sobre você e te destacará dos outros candidatos que usarão a pergunta para contar sua história de vida.

O que você sabe sobre a empresa? e por que quer trabalhar para nós?

Pires: Antes da entrevista, faça uma pesquisa no Google e descubra informações interessantes, como prêmios ganhos ou um artigo jornalístico publicado sobre a empresa. Procure por informações que não estão no site, para demonstrar entusiasmo pela vaga. Relacione ainda seus pontos fortes, realizações e habilidades com a descrição da vaga, tornando-o o perfil ideal.

Qual é a sua maior conquista profissional?

Pires: O entrevistador está tentando entender o contexto desse projeto ou conquista, a complexidade e o seu papel nesse processo. Este pode ser um bom momento para exemplificar a sua organização, resiliência, liderança (direta e indireta) e trabalho em equipe.

Você trabalha bem em equipe? Cite um exemplo em que essa habilidade foi importante.

Pires: Mais importante do que responder “sim” é conseguir trazer exemplos práticos dessa habilidade no dia a dia. Aproveite para explorar alguma situação desafiadora e de como isso auxiliou no resultado alcançado.

Quais competências técnicas e comportamentais você julga serem seus diferenciais e quais precisa desenvolver para dar um próximo passo de carreira?

Pires:: O entrevistador está tentando avaliar sua autoconsciência. Todos nós temos fortalezas e fraquezas, então ter essa autocrítica demonstra maturidade. Sempre contextualize: se você é muito organizado, como isso se aplica no dia a dia? Como isso te ajudou a ter um bom resultado?

Em momentos de pressão, como você se organiza?

Pires: Dê um exemplo de alguma vez em que você enfrentou uma situação estressante , que não tenha sido causada por você, e conseguiu lidar com estabilidade. Demonstre como você permaneceu calmo, sob controle e realizou o trabalho. Descreva como você abordou a situação, as ações que tomou e o resultado positivo.

Você está participando de outros processos seletivos?

Mative: É importante ser sincero, pois essa informação será necessária no decorrer do processo seletivo, seja para agilizar um retorno caso a empresa tenha interesse no seu perfil ou para ter em mente que você pode declinar da vaga a qualquer momento. No há problema desde que a empresa esteja informados.

Você se considera superqualificado para o cargo?

Mative: Caso tenha uma qualificação superior ao que a vaga exige, e a posição que não lhe traga tantos desafios quanto sua qualificação, deixe claro que a formação e experiências são motivadores para gerar impacto positivo dentro da organização. Pode também reforçar que acredita que o cargo ou evolução sejam consequências de um trabalho bem feito, por isso não teria problema em exercer as atividades do cargo pretendido e conseguiria propor melhorias após vivenciar a realidade do dia a dia.

Que tipo de liderança você acredita que seja a melhor?

Mative: Podem ser citadas características que você valorize, como: liderança participativa, abertura ao diálogo, um líder que dê autonomia ou não, uma liderança que traga todas as informações prontas para que você apenas execute uma tarefa, etc.

Por que você escolheu a profissão que tem hoje?

Mative: Conte a história de porque escolheu a profissão que tem relação com a vaga a que está concorrendo, citando características pessoais essenciais para o exercício dela. O entrevistador quer entender quais são suas afinidades com a área que trabalha. Caso tenha realizado a formação somente depois de ter obtido a experiência trabalhando, não há problema algum: conte o que te motivou a buscar a formação após ter tido a experiência.

Por que você saiu do último emprego?

Mative: Explique os motivos de forma objetiva e reforce que foi uma saída amistosa. Tenha sempre em mente que o recrutador pode entrar em contato com sua última empresa para confirmar as informações. Mesmo que o empregador tenha sido responsável por sua demissão, esse não é o melhor momento para desabafar. Seja cordial, respeitoso e mantenha uma atitude positiva. Caso não tenha se adaptado a rotina de trabalho do seu último emprego, deixe claro que aceitou as condições, se dedicou durante o período em que estava na empresa, mas após algum tempo percebeu que não seria mais viável seguir.

O que te deixa feliz no trabalho?

Mative: Lembre situações que já te deixaram feliz no ambiente de trabalho, como: superação de uma meta que contou com apoio de toda equipe, um projeto que tenha sido aprovado, situações em que sentiu que fez a diferença na vida de um cliente ou colega de trabalho, etc.

Conte sobre um erro que cometeu e o que aprendeu com ele?

Mative: Não tenha medo de responder essa pergunta, pois todos já cometeram erros durante a carreira. É importante apenas que a resposta exponha uma situação verdadeira e o que você conseguiu tirar de positivo dela e que aprendizado teve.

Quais idIomas você domina e como você classificaria seu nível de fluência?

Pires: Essa pergunta normalmente é feita para as posições que de fato exigem essa habilidade. Seja sincero, pois é bastante normal que o entrevistador explore a utilização delas no dia a dia e que estabeleça um diálogo em outro idioma por alguns minutos. Esteja preparado.

Como você lida com mudanças?

Mative: Seja sincero e aduro nesse momento, pois toda empresa ou área passa por mudanças. Cite se está aberto ao novo e tem fácil adaptabilidade, acrescentando exemplos de situações em que lidou de forma positiva com mudanças na carreira.

O que faria você sair da empresa?

Mative: Responda levando em consideração seus valores. Se possível, realize um link com os valores da empresa, mostrando que existe uma sinergia no entre o que você e e a empresa valoriza, como ética, respeito, comprometimento etc.

Qual o seu maior sonho?

Mative: Falesobre um sonho profissional que faça sentido com o momento que está vivendo. Se for perguntado e se sentir à vontade, pode expor um sonho pessoal também.

Onde você se vê em cinco anos?

Pires: Um senso de propósito é uma característica atraente em um candidato, então explore suas ambições e a extensão do seu planejamento de carreira. Evite uma declaração sem expressão, como “Eu quero estar na sua empresa”. Em vez disso, descreva como seu objetivo é continuar crescendo, aprendendo, agregando valor e assumindo novas responsabilidades no futuro que se baseiam no cargo para o qual você está se candidatando.

Quais são as suas expectativas de salário? Quais benefícios você mais valoriza e quais têm o maior impacto para você?

Pires: É importante ter um número aproximado em mente, mas deixando claro ser flexível quando aplicável. Tem pessoas que por algum motivo pessoal dependem de uma remuneração mínima e que isso seria inegociável.

Também é muito importante compreender o que está contemplado além do salário oferecido, como plano de saúde para dependentes, auxílio moradia, auxílio creche, entre outros.

Você tem alguma pergunta?

Pires: Nesse caso é importante não perguntar coisas óbvias que deveriam ter sido esclarecidas com buscas simples na internet, mas é o momento de entender melhor as expectativas para o cargo, desafios, equipe, liderança, cultura da empresa e até algo referente a novos investimentos. Expressar interesse e curiosidade pode ser chave para mostrar maturidade, além de permitir com que você faça algum paralelo com experiências passadas.

To Top