São Paulo

Aulas de educação ambiental na rede de SP já alcançaram mais de 7 mil alunos

Para colaborar com um futuro melhor para as próximas gerações, a educação ambiental de nossas crianças e adolescentes é fundamental. Por isso, o Governo de São Paulo oferece para alunos da rede estadual de ensino disciplinas eletivas que ensinam aos estudantes noções de sustentabilidade e boas práticas que ajudam a cuidar do planeta. Em 2023, mais de 7 mil alunos se inscreveram para as disciplinas.

O programa, feito em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Secretaria da Educação (Seduc), oferece para alunos do ensino fundamental e médio as disciplinas “Guardiãs e guardiões da água”, “Água e mudança climática” e “Água, energia e alimentos”.

Ryan dos Santos, de 12 anos, aluno da Escola Estadual Desembargador Edgard de Moura Bittencourt, em Carapicuíba, na Grande SP, conta os ensinamentos que tem levado para a casa graças às aulas.

“Quando for lavar o carro, aproveitar a água da máquina e da chuva. Quando for passar sabonete ou shampoo no banho, desligar o chuveiro. Quando for escovar os dentes, desligar a torneira. Não ficar jogando lixo na beira dos rio”, cita o estudante.

As aulas caíram no gosto das turmas e o interesse pelas disciplinas triplicou. No primeiro semestre, 1.775 alunos, de 59 escolas estaduais, se inscreveram. Já para o segundo semestre, foram mais de 5,4 mil estudantes, de 148 escolas, inscritos.

A professora Maria Helena Lazzarin, que ministra as aulas de Ryan na escola Desembargador Edgard de Moura Bittencourt, explica que os alunos participam ativamente do conteúdo das eletivas.

“A disciplina eletiva visa fazer o aluno protagonista. Como professores, nós ficamos como apoio. Lançamos algumas ideias e eles desenvolvem. Eles também dão ideias e a gente embarca nelas. É basicamente isso: eles se desenvolverem diante de alguns temas que são sugeridos”, explica.

As disciplinas são aplicadas de forma semestral e em conjuntos de três turmas: para sexto e sétimo ano do Fundamental, para oitavo e nono ano também do Fundamental e para alunos do Ensino Médio.

Mais dicas e informações sobre ações do Governo de São Paulo ligadas à defesa do meio ambiente e ao tema da sustentabilidade podem ser acessadas no Portal de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

O post Aulas de educação ambiental na rede de SP já alcançaram mais de 7 mil alunos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top