Esportes

Boca Juniors e Fluminense decidem título da Copa Libertadores

futebol bola campo
Igor Link/Shutterstock.com

Boca Juniors e Fluminense decidem título da Copa Libertadores O campeão da Copa Libertadores de 2023 será conhecido neste sábado (4), quando Fluminense e Boca Juniors se enfrentam no Maracanã. A final está marcada para as 17h (de Brasília) e coloca frente a frente times com históricos diferentes na competição.

Enquanto o Boca Juniors busca o sétimo título para se igualar ao Independiente, também da Argentina, como o maior campeão da história da Libertadores, o Fluminense vai atrás da conquista inédita depois de ter batido na trave em 2008.

Campanhas
O Fluminense chega na final com 66,6% de aproveitamento. Foram sete vitórias, três empates e duas derrotas. Líder do Grupo D, o Tricolor passou por Argentinos Juniors-ARG (oitavas de final), Olimpia-PAR (quartas) e Internacional (semifinal).

Já o Boca Juniors empatou todos os jogos do mata-mata, contra Nacional-URU (oitavas), Racing (quartas) e Palmeiras (semi), e passou nos pênaltis. O clube xeneize foi o líder do Grupo F.

Clima tenso
Os dias que antecederam a final deste sábado (4) foram marcados por confusões envolvendo os torcedores dos dois times no Rio de Janeiro (RJ). Por conta disso, a Conmebol realizou uma reunião de emergência e foi levantada a possibilidade do jogo acontecer com os portões fechados.

Tricolor indefinido
Fernando Diniz não quis dar pistas ao adversário e fez mistério em relação a escalação inicial do Fluminense. A principal dúvida do treinador é entre o volante Martinelli ou o atacante John Kennedy. A dúvida será tirada apenas momentos antes da bola rolar.

“Tem essas possibilidades, talvez outras. Se a dúvida está aí, vou deixar como está. Com o John Kennedy, você ganha mais profundidade, e com um cara no meio, em tese, você ganha mais recurso no meio de campo. A base de minha estratégia é colocar o melhor time para cada jogo e é o que vou fazer”, despistou Fernando Diniz.

A boa notícia é a volta do zagueiro Nino, que não joga desde o dia 8 de outubro. O capitão tricolor sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante treinamento da seleção brasileira na última Data-Fifa e realizou tratamento intensivo para estar em campo.

Boca tem baixa importante
O Boca Juniors não vai poder contar com o zagueiro Marco Rojo, que foi expulso no segundo jogo da semifinal contra o Palmeiras. Assim, Valentini deve ser o companheiro de Figal. A dúvida é em relação a presença do centroavante Benedetto como opção no banco de reservas.

“No momento em que chegamos na final, começo a pensar que tudo o que eu vivi na carreira antes não interessa. Penso no presente. No que está para ser jogado. É o jogo da minha vida. Por tudo o que significa jogar essa partida. Pelo lugar que vamos jogar. Pelo momento da minha carreira. São muitos temperos que ajudam a dizer que é o jogo mais importante”, comentou o atacante Cavani.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X BOCA JUNIORS

Local – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário – sábado (4), às 17h (de Brasília)
Árbitro – Wilmar Roldan (Colômbia)
Auxiliares –  Alexander Guzman (Colômbia) e Dionisio Ruiz (Colômbia)
Árbitro de vídeo – Juan Lara (Chile)

FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli (John Kennedy) e Ganso; Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

BOCA JUNIORS – Romero; Advíncula, Figal, Valentini e Fabra; Medina, G. Fernández, E. Fernández e Valentin Barco; Merentiel e Cavani. Técnico: Jorge Almirón. Fonte R7

To Top