São Paulo

Centro Paula Souza: novo curso de especialização técnica de Enogastronomia abre em 2024

A Especialização Técnica em Enogastronomia faz parte das novidades do Centro Paula Souza (CPS) para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) em 2024. Com carga horária de 240 horas, serão oferecidas 40 vagas pela Etec Benedito Storani de Jundiaí. O curso faz parte do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer. O profissional pode atuar em hotéis, bares, bistrôs, enotecas, restaurantes, além do setor de enoturismo, como adegas e vinícolas.

“Uma pesquisa do Instituto Foodservice Brasil (IFB) aponta que o brasileiro gasta um terço de seu consumo em alimentos e refeições fora de casa. Vemos também um aumento no consumo de vinhos e espumantes, que gera maior demanda por essa mão de obra”, explica a coordenadora do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) e professora de Gestão de Turismo nas Fatecs São Paulo e São Roque, Esmeralda Serpa

Perfil profissional

O especialista técnico em Enogastronomia pode executar práticas de harmonização entre os tipos de vinhos e as preparações gastronômicas, promovendo combinações de sabores que os valorizem, com base nas principais regras enogastronomias de assimilação e semelhança. Associa os conceitos da bebida quanto a técnicas de produção, tipos de uvas, vinhos e enografia dos países produtores do velho e do novo mundo vitivinícola. Realiza os procedimentos de degustação por meio de análise sensorial visual, olfativa e gustativa, além de desempenhar serviços relacionados à compra de vinho, guarda e boas práticas à mesa.

“Qualquer restaurante que ofereça uma carta de vinhos precisa pensar em um cardápio de alimentos que seja harmônico. Por isso, a especialização pede competências básicas que os alunos do curso de Gastronomia ou de Cozinha – como era chamado anteriormente – trazem na bagagem”, explica Esmeralda.

Vestibulinho

O requisito de acesso é ter concluído o curso técnico de Gastronomia ou outra formação equivalente conforme a Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC).

O post Centro Paula Souza: novo curso de especialização técnica de Enogastronomia abre em 2024 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top