Curiosidades

Curiosidades: Como limpar os azulejos do banheiro

Curiosidades: Como limpar os azulejos do banheiro

Curiosidades: Como limpar os azulejos do banheiro O uso contínuo de sabonete, xampu e condicionador de cabelos faz com que os azulejos do banheiro fiquem sempre manchados com resíduos, que se juntam ao calcário da água e resíduos de gordura corporal.

Vale lembrar que não devemos misturar produtos na hora da faxina, principalmente água sanitária com outros itens.

E não esqueça de separar as esponjas de limpeza. As que são dedicadas apenas para o banheiro, ficam só no banheiro, para não causar contaminação cruzada pela casa. Ninguém quer lavar a louça com a esponja utilizada no box ou no vaso sanitário, certo?

Independente do produto de limpeza utilizado, é recomendável ler o rótulo e verificar o tempo necessário de aplicação. “Todo produto tem seu tempo de ação. É preciso esfregar também com a fibra correta e enxaguar”, explica Ana Paula Barcena, especialista da Natureza & Limpeza, empresa de limpeza profissional.

Veja os passos indicados pelos profissionais para deixar os azulejos do banheiro brilhando. As dicas também são válidas para a limpeza de paredes com porcelanato.

Comece com o detergente

Para limpar as paredes de azulejo, “utilize um detergente líquido neutro transparente com uma esponja só para o banheiro e saia esfregando”, explica João Pedro Fidelis Lúcio, responsável técnico da Maria Brasileira, companhia de limpeza profissional.

Ele indica o uso de esponjas azuis, que são mais macias e não riscam os equipamentos do banheiro.

“Essa primeira limpeza quebra as moléculas de gordura e de sujeira no ambiente”. Deixe agir por 5 minutos e enxague com água.

Use a água sanitária

João Lúcio indica utilizar um borrifador com água sanitária diluída (na proporção de 100 ml de água sanitária para 300 ml de água) nas paredes do box e deixe agindo por mais alguns minutos.

Depois, esfregue novamente com outra esponja macia para descontaminar o ambiente e realize o enxague.

Finalize com o desinfetante

A última etapa envolve também borrifar desinfetante para deixar o ambiente mais cheiroso, sem exageros – não é preciso enxaguar.

Para a limpeza detalhada

Rejuntes

Rejuntes com limo parecem limpos após a aplicação da água sanitária, mas não estão 100% livres do mofo e bactérias.

Lúcio recomenda o uso de saponáceos líquidos e produtos multiuso que realizam essa função. “São produtos adequados para matar aquela bactéria”, explica.

E é preciso prestar atenção no material do revestimento do banheiro – que pode ficar manchado se forem utilizados produtos inadequados para aquele acabamento.

“Sempre é importante testar no cantinho do piso ou azulejo para não riscar”, conclui Barcena.

Piso

Piso manchado no box do banheiro é um problema que nem sempre é fácil de resolver.

O material utilizado no revestimento pode se expandir com o contato com a água quente do banho e contrair após o uso do chuveiro, deixando a sujeira “presa” ali dentro.

O tratamento é paliativo, nas palavras do especialista da Maria Brasileira.

“Tem que fazer as pazes com a mancha. Mas dá para tentar retirar usando saponáceo puro em cima e deixar por 30 minutos, esfregando com o lado verde (mais áspero) da esponja verde e amarela se for um piso sem brilho ou a esponja azul se tiver brilho”, diz. FONTE G1

To Top