Benefícios

Farmácia Popular para quem faz parte do programa Bolsa Família

Medico remedio
Amnaj Khetsamtip/shutterstock.com

Farmácia Popular para quem faz parte do programa Bolsa Família Para retirar o medicamento basta ir a uma farmácia popular e apresentar a receita médica, RG e CPF.

Os moradores da Baixada Santista cadastrados no Bolsa Família agora têm acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis na rede de Farmácia Popular. A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde, que também ampliou o número de farmácias credenciadas no Brasil.

Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos por meio de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, os munícipes podem obter medicamentos nos locais credenciados.

Para retirar o medicamento, o beneficiário deve ir até uma farmácia popular e apresentar a receita médica dentro da validade, RG e CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família é feito automaticamente pelo sistema.

Aos pacientes com deficiências, além de apresentar os documentos citados acima são pedidos: prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso do remédio. No documento deve constar a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Fralda e novos medicamentos

Outro benefício é a oferta de fraldas geriátricas para casos de incontinência urinária. Para ter acesso a esse item na Farmácia Popular, o paciente deve ter idade igual ou superior a 60 anos ou deficiência.

Entre os medicamentos que passam a ser gratuitos estão remédios para o tratamento de dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e diabetes mellitus, associada a doenças cardiovasculares. Produtos destinados ao tratamento de asma, hipertensão e diabetes, além dos anticoncepcionais e para osteoporose também fazem parte da lista. Fonte: G1

To Top