Brasil

RJ: chuva forte provoca alagamentos em várias regiões na madrugada deste domingo

Chuva arquivo pessoal rj
arquivo pessoal

RJ: chuva forte provoca alagamentos em várias regiões na madrugada deste domingo O Centro de Operações Rio, da prefeitura, informou que a capital fluminense entrou no Estágio operacional 3 por volta das 2h50 deste domingo (21) devido às fortes chuvas que se aproximaram da cidade.

O Estágio 3 é o 3º nível em uma escala de 5 e significa que “uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade. Há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto, no curto prazo”.

Os bombeiros realizaram cerca de 30 atendimentos em todo o RJ, a maioria referente a salvamentos de pessoas, inundações e alagamentos. Até a última atualização desta reportagem, não havia relatos de novas vítimas.

“Chove forte em vários pontos da cidade. Evite deslocamentos até que a chuva diminua. Fique em lugar seguro”, escreveu o prefeito Eduardo Paes, por volta das 2h30, no X (antigo Twitter).

“Estamos acompanhando as tempestades em curso em todo o Estado. Nossos órgãos de resposta estão mobilizados para atender prontamente as ocorrências deste domingo”, disse o governador Cláudio Castro.

A Defesa Civil do município precisou acionar 85 sirenes em 54 comunidades do Rio. Na Região Serrana, a Defesa Civil de Petrópolis informou que acionou sirenes por volta das 3h20 deste domingo.

Um show da cantora Pitty marcado para acontecer no Morro da Urca teve que ser cancelado por conta da chuva. Os bondinhos do Pão de Açúcar ficaram inoperantes e o público aguardava autorização para conseguir descer. “Todos presos no morro da Urca”, escreveu uma pessoa nas redes sociais.

Segundo o Centro de Operações Rio, o temporal começou a diminuir perto das 5h. “Observa-se ocorrência de chuva fraca a moderada em toda a cidade do Rio”.

Na Baixada Fluminense, Belford Roxo entrou em estágio de atenção durante a madrugada. O município foi um dos mais afetados pelo temporal da semana passada, e moradores até este sábado (20) ainda limpavam casas e contabilizavam prejuízos (veja acima).

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que o Rio Botas transbordou nas localidades Parque Horizonte, Santa Eugenia e Jardim Esplanada, em Belford Roxo e em Nova Iguaçu.

Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, o Inea alertou para risco de transbordamento do Rio Alcântara. Fonte G1

To Top