Minas Gerais

Governador de Minas Gerais decreta Estado de Emergência devido a Dengue

Governador de Minas Gerais decreta Estado de Emergência devido a Dengue

O governador Romeu Zema, do partido Novo, decretou estado de emergência em saúde pública em Minas Gerais, em virtude do significativo aumento nos casos de dengue e chikungunya no estado. O decreto foi oficializado e publicado no Diário Oficial do governo mineiro na manhã deste sábado (27).

Conforme o texto do decreto, estão autorizadas todas as medidas administrativas e assistenciais essenciais para conter o avanço dessas doenças, com destaque para a aquisição de insumos e materiais necessários para lidar com a situação emergencial.

“O estado é muito vasto e apresenta diferentes climas, mas as regiões que mais nos preocupam de imediato são a Região Central, em torno de Belo Horizonte, e a Região do Vale do Aço. Sem dúvida nenhuma, é onde temos observado maior demanda nas unidades de atendimento”, destacou o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

Ele enfatizou que a expectativa é que o pico de casos em Belo Horizonte ocorra no final de fevereiro. “A dengue tem essa característica, com uma curva de crescimento muito rápida”, acrescentou.

De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, com dados atualizados até sexta-feira (26), foram notificados 21.573 casos de dengue no estado neste ano, representando um aumento de 87,75% em relação ao último boletim divulgado na segunda-feira (22). Houve a confirmação de um óbito e 34 casos estão em fase de investigação.

Quanto à chikungunya, o total de casos atingiu 5.867, com uma morte confirmada pela doença. A declaração de estado de emergência visa proporcionar uma resposta coordenada e eficiente diante do agravamento da situação, com a mobilização de recursos e ações estratégicas para proteger a população mineira.

To Top