Esportes

Tênis: Após título no Aberto da Austrália, Papa Francisco parabeniza Sinner e exalta Itália

Tênis: Após título no Aberto da Austrália, Papa Francisco parabeniza Sinner e exalta Itália

O tenista italiano Jannik Sinner, recém-coroado campeão de Grand Slam, recebeu os cumprimentos do papa Francisco nesta segunda-feira, um dia após sua notável conquista em Melbourne. O pontífice elogiou o título no Aberto da Austrália e enalteceu o esporte italiano, destacando a importância da modalidade.

Durante uma audiência com o Real Club de Tênis de Barcelona, que comemorava seu 125º aniversário, o papa Francisco expressou suas felicitações aos italianos pelo feito na Austrália: “Hoje temos que parabenizar os italianos porque ontem eles foram campeões na Austrália. Então, parabéns a eles também.”

O líder da Igreja Católica refletiu sobre a natureza do tênis como um esporte que, embora seja disputado individualmente ou em duplas, parece ter como objetivo superar o adversário. No entanto, ele apontou que o tênis é uma expressão da abertura aos elementos externos e do diálogo com outras culturas desde sua origem inglesa.

O papa Francisco também tirou lições valiosas do esporte, destacando que “no tênis, como na vida, nem sempre podemos vencer. Mas é um desafio enriquecedor se for jogado de forma educada e de acordo com as regras. O esporte não envolve apenas competição, mas também relações. E, no caso do tênis, é um diálogo que muitas vezes se torna artístico.”

Jannik Sinner, ao longo da última temporada, tem desempenhado um papel fundamental na ascensão do tênis italiano. Além de liderar a equipe italiana rumo ao título da Copa Davis no final do ano passado, ele conquistou em Melbourne o título de simples, tornando-se o primeiro italiano a alcançar esse feito. Sua vitória encerrou um hiato de quase 50 anos sem troféus em torneios de Grand Slam para tenistas italianos.

O último italiano a conquistar um título de Grand Slam em simples foi Adriano Panatta em 1976. Panatta elogiou Sinner, descrevendo-o como “um garoto excepcional e um dos melhores produtos de exportação que temos”. Ele prevê que Sinner vencerá muitos outros Grand Slams devido à sua habilidade, desejo e caráter notáveis.

Na emocionante final de domingo, Sinner superou uma desvantagem de dois sets contra o russo Daniil Medvedev, conquistando a vitória por 3 a 2 e consolidando seu lugar entre os grandes do tênis mundial.

To Top