Benefícios

Inteligência artificial para combater fraudes no auxílio-doença é testada pelo INSS

bpc
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está ampliando o uso de inteligência artificial para combater fraudes no auxílio-doença. A nova ferramenta, que já está sendo testada, será utilizada para analisar a veracidade dos atestados médicos enviados pelos segurados.

Até recentemente, os atestados eram analisados por peritos do INSS, que verificavam a assinatura do médico, a data de emissão e outras informações. No entanto, o INSS identificou casos de envio de documentos falsos, uma prática considerada criminosa.

A nova ferramenta de inteligência artificial utiliza um algoritmo que compara as informações apresentadas nos atestados, desde a grafia do médico até a quantidade de atestados emitidos. Caso sejam identificadas divergências, o caso será encaminhado para uma análise mais aprofundada.

A ampliação do uso de inteligência artificial no combate às fraudes no auxílio-doença é uma medida importante para garantir a integridade do sistema. O benefício é essencial para os segurados que estão impossibilitados de trabalhar por motivos de saúde, e é fundamental que ele seja direcionado aos indivíduos que verdadeiramente necessitam.

Além da ampliação do uso de inteligência artificial, o INSS está adotando outras medidas para reduzir o tempo de espera dos cidadãos e coibir práticas fraudulentas. Entre as medidas estão o pagamento de bônus para os peritos e a implementação de perícias médicas online.

Os segurados devem estar atentos às orientações do INSS durante esse processo de transição. O instituto está divulgando informações sobre as mudanças em seu site e nas redes sociais.

To Top