Benefícios

Como posso verificar o meu saldo do FGTS

Celular FGTS
Miguel Lagoa/Shutterstock.com


Você já se perguntou quanto dinheiro tem na sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? Surpreendentemente, quatro em cada dez trabalhadores brasileiros não têm ideia do valor disponível em suas contas, revelou uma pesquisa realizada pela Serasa e pelo Banco Pan em 2022.
O FGTS, criado pela Lei nº 5.107 em 1966, tem como objetivo proteger os trabalhadores com carteira assinada em casos de demissão sem justa causa. Mensalmente, 8% do salário de cada colaborador é depositado em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal, formando o saldo do FGTS. No entanto, muitos trabalhadores desconhecem as condições para utilizar esse dinheiro.

Para os que desejam conferir seu saldo FGTS, existem várias opções simples e acessíveis. Através do Internet Banking no computador ou do aplicativo Caixa no celular ou tablet, é possível verificar o saldo e até mesmo solicitar saques. Além disso, a Caixa oferece o serviço de envio de mensagens via SMS para informar sobre os depósitos e saldo do FGTS.

Quanto aos rendimentos do FGTS, anualmente ele rende 3% mais a taxa referencial (TR), resultando na Distribuição de Resultado do FGTS para aqueles que não utilizam o fundo ao longo do ano.

Existem diversas situações em que o saque do FGTS é permitido, desde demissão sem justa causa até aquisição da casa própria. Além disso, novas modalidades de saque foram instituídas pela Medida Provisória nº 889/2019, como o Saque Aniversário e a antecipação do Saque Aniversário.

Para aqueles que desejam utilizar o FGTS como garantia para empréstimos, o processo é bastante simples. Basta optar pelo Saque Aniversário no aplicativo do FGTS e fazer a solicitação utilizando os canais de atendimento da Caixa ou serviços como o Serasa eCred.

To Top