Benefícios

Muitos trabalhadores desconhecem o saldo do FGTS: Saiba como consultar e utilizar seus recursos

FGTS Saques Fundo de Garantia
rafapress/Shutterstock.com

Uma pesquisa realizada pela Serasa e pelo Banco Pan em 2022 revelou que quatro em cada dez trabalhadores brasileiros desconhecem o valor disponível em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Surpreendentemente, 16% nem mesmo sabem que é possível consultar o saldo junto à Caixa Econômica Federal.

O FGTS, criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, tem como objetivo indenizar trabalhadores com carteira assinada em caso de demissão sem justa causa. Funciona assim: a cada mês, 8% do salário do trabalhador é depositado em uma conta vinculada aberta na Caixa. Esse montante forma o saldo do FGTS, que só pode ser sacado em situações específicas, como compra da casa própria, doenças graves e demissão por justa causa.

Porém, muitos desconhecem que é possível consultar o saldo do FGTS e até mesmo solicitar saques ou antecipações pelo Internet Banking ou pelo aplicativo Caixa. Além disso, é possível se cadastrar para receber mensagens via SMS informando sobre os depósitos e saldo do FGTS.

Quanto ao rendimento, o FGTS rende 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). Os valores creditados na conta do FGTS provenientes da distribuição de resultados podem ser sacados, desde que o trabalhador se enquadre em uma das hipóteses previstas por lei.

Para solicitar empréstimos utilizando o FGTS, o trabalhador deve optar pelo Saque Aniversário no aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa e, em seguida, fazer a solicitação através dos canais de atendimento da Caixa ou do serviço de crédito da Serasa, o Serasa eCred.

To Top