Brasil

Reunião revela pressão de Bolsonaro por ações pré-eleições em 2022

Bolsonaro
Consolidated News Photos/shutterstock.com/

A reunião ministerial ocorrida em 5 de julho de 2022, às vésperas das eleições presidenciais, tornou-se uma peça crucial na operação da Polícia Federal que investiga uma suposta organização para um golpe de Estado. O vídeo do encontro revela o ex-presidente Jair Bolsonaro pressionando seus ministros para uma ação imediata antes do resultado das urnas, alertando para um possível caos pós-eleições.

Durante mais de uma hora de gravação, Bolsonaro demonstra exaltação, fazendo exigências aos ministros para que sigam suas diretrizes. Ele destaca a necessidade de agir antes das eleições para evitar uma crise nacional, enfatizando que não se trata de usar força militar, mas de tomar providências para evitar futuros questionamentos sobre sua inação.

O então presidente também faz menções a crises políticas em países vizinhos e expressa preocupação com a possibilidade de o Brasil seguir um caminho liderado por governos de esquerda. Ele critica o candidato da oposição, Luiz Inácio Lula da Silva, e membros do Supremo Tribunal Federal, questionando sua imparcialidade e acusando-os de favorecerem interesses políticos.

A reunião, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, é parte central da Operação Tempus Veritatis, que resultou em 33 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva em nove estados e no Distrito Federal. A investigação apura uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022 em favor de Bolsonaro, envolvendo ex-assessores, militares e líderes políticos.

To Top