Benefícios

Aplicativo permite consulta aos valores do PIS: veja como acessar

PIS PASEP ABONOS
gustavomellossa/Shutterstock.com

Os interessados que perderam o prazo para sacar o PIS ainda terão a oportunidade de fazer uma nova solicitação de retirada à União, por meio de recursos administrativos, em um prazo de até 5 anos. No entanto, as regras para essa nova solicitação ainda não foram estabelecidas e devem ser divulgadas por meio de uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 10 milhões de pessoas tinham recursos a serem retirados. Com o término do prazo, o montante que não foi sacado será transferido para o Tesouro Nacional até o dia 20 de agosto.

Como realizar a consulta pelo aplicativo?

Para consultar os valores disponíveis por meio do aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, o usuário deve seguir alguns passos simples. No app, é necessário clicar em “Cadastrar-se” e preencher todos os dados solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e criar uma senha de acesso.

Após o cadastro, é preciso selecionar a mensagem “Você possui saque disponível” e escolher a opção “Solicitar o saque do PIS/Pasep”. É importante ressaltar que essa opção não estará disponível para trabalhadores que não se enquadram no grupo elegível para o saque.

Caso o trabalhador tenha falecido, seus familiares podem buscar os recursos no aplicativo. Para isso, é necessário acessar a opção “Meus saques”, e em seguida, selecionar “Outras situações de Saque” e “PIS/Pasep – Falecimento do trabalhador”.

Em caso de dúvidas, os trabalhadores podem utilizar o App FGTS ou ligar para os números 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou para o 0800 104 0104, para demais regiões.

O que são as cotas do PIS/Pasep?

As cotas são recursos do PIS/Pasep destinados aos trabalhadores com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. Esses recursos podem pertencer a trabalhadores da iniciativa privada ou servidores públicos que não realizaram o saque das cotas do PIS/Pasep.

Ao contrário do abono salarial, que é pago anualmente, o saque integral do saldo de cotas de titulares de conta individual do PIS/Pasep foi liberado em 2019. Em 2020, o Fundo PIS/Pasep foi extinto, e seu patrimônio foi transferido para o FGTS, mantendo-se as contas individuais.

No caso de trabalhadores falecidos, o saldo pode ser retirado pelos herdeiros comprovados, e os valores podem ser movimentados por meio do aplicativo FGTS.

To Top