Últimas Notícias

7 Dicas do que visitar na cidade de Porto – Portugal

Mundialmente conhecida pelo seu vinho, arquitetura e gastronomia, Porto tem um charme que atrai milhares de turistas todos os anos. O turismo vem crescendo, de modo que ela fica atrás somente da capital Lisboa. Para os brasileiros, voos para Porto podem ser facilmente encontrados e, somado à facilidade de entrada no país que dispensa visto para turistas brasileiros que ficarão menos de 90 dias, fazem desta cidade um destino muito procurado. Já começou a planejar a sua viagem para terras portuguesas? Aqui vão 7 dicas do que visitar.

Centro histórico de Porto

O centro histórico de Porto foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO e é um ponto turístico que não pode deixar de ser visitado. Suas ruas estreitas cercadas por casas tradicionais com fachadas revestidas de azulejos coloridos fazem uma viagem no tempo. Durante o passeio, poderá observar os barquinhos no Rio Douro, na região da Ribeira. Nesta área à beira do rio há também diversos restaurantes, cafés e lojas para aproveitar. Outro ponto a ser visitado é a icônica ponte Dom Luís I, que conecta a Ribeira ao bairro Vila Nova de Gaia. A ponte garante uma visão panorâmica do rio Douro e da cidade.

Torre dos Clérigos

Construída em 1763 para ser uma torre sineira, a Torre dos Clérigos hoje é um dos mais importantes pontos turísticos de Porto. Após subir os mais de 200 degraus, os visitantes são recompensados com uma vista 360º das principais atrações de Porto, além do Douro e arredores. A torre faz parte da Igreja dos Clérigos e o interior da igreja pode ser visitado também. A decoração barroca elaborada junto a história que representa, faz desse ponto um cartão postal da cidade. É uma experiência que combina cultura, história e uma perspectiva única sobre a paisagem urbana.

Livraria Lello

Eleita como uma das livrarias mais bonitas do mundo, a livraria Lello impressiona pela sua beleza. Sua arquitetura neogótica, paredes forradas de livros, vitrais e mais de um século de história garantem a essa livraria filas de visitação. A bela escadaria sinuosa e vermelha rendeu o rumor de que teria sido fonte de inspiração para a escritora J.K. Rowling, autora de Harry Potter. A escritora de fato morou em Porto, mas em um tweet afirmou que nunca visitou a livraria. Apesar disso, a semelhança das escadas com as da escola de bruxaria de Hogwarts rende até hoje muitos visitantes amantes dos livros. Sendo fã de Harry Potter ou não, a livraria Lello vale a visita.

Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa é um luxuoso edifício do século XIX, e demorou aproximadamente 70 anos para ser construído. Ele é o símbolo comercial da cidade e abriga também a ViniPortugal, um lugar no qual é possível fazer uma degustação de vinhos de várias regiões do país. Tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, hoje o Palácio é a sede da Associação Comercial do Porto. Durante a visita guiada é possível conhecer todas as diversas salas que o Palácio abriga com sua bela arquitetura, mosaicos e pinturas em ouro.

Estação de São Bento

A Estação de São Bento, localizada no centro histórico do Porto, é uma das mais belas estações ferroviárias do mundo, conhecida pelos seus impressionantes azulejos decorativos. Cartão postal da cidade, a estação teve sua construção finalizada em 1915. Seu saguão é revestido por mais de 20 mil azulejos, com pinturas que retratam cenas da história de Portugal, paisagens rurais, cenas de vida cotidiana e eventos históricos. Além dos azulejos, a estação apresenta vitrais coloridos e uma arquitetura que combina elementos neoclássicos e românticos.

Capela das Almas

Localizada na Rua Santa Catarina, a Capela das Almas chama atenção pela sua beleza. A edificação é revestida por mais de 16 mil azulejos azuis e brancos que contam a história da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. Sua construção é do século XVIII, mas os azulejos característicos foram adicionados somente no início do século XX, entre 1929 e 1932. A Capela das Almas tem um estilo arquitetônico simples, típico das igrejas barrocas, porém simplicidade do interior destaca ainda mais a exuberância dos azulejos exteriores.

Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco foi inicialmente construída no século XIII em estilo gótico. No entanto, ao longo dos anos, sofreu alterações e acréscimos, incorporando elementos barrocos. Essa mistura de estilos arquitetônicos confere à igreja uma aparência única. Porém, o interior pomposo é que confere a esta igreja o posto de ponto turístico. A Igreja de São Francisco possui três naves com talha dourada, um trabalho que estimam terem sido utilizados até 300 quilos de folhas de ouro. Sua imponência era tanta que durante um tempo deixou de ser utilizada para as missas, pois era ostentosa demais em relação à pobreza que a cercava. No subsolo da igreja, está o cemitério catacumbal, que reúne jazigos de irmãos da Ordem e de nobres famílias do Porto, além de um ossário, que pode ser visto a partir de uma placa de vidro. 

Descubra a essência encantadora de Porto, onde vinho, arquitetura e cultura se entrelaçam. Com suas ruas históricas, monumentos icônicos e rica herança, Porto é uma cidade única que merece ser explorada. 

To Top