Benefícios

Direito e como se cadastrar no Bolsa Família

Bolsa Familia Cartão
Joa Souza/Shutterstock.com

Direito e como se cadastrar no Bolsa Família O Bolsa Família destaca-se como uma iniciativa abrangente destinada a auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste artigo, exploramos os requisitos essenciais para a obtenção do benefício, com foco especial nas condições relacionadas à renda e ao registro familiar.

Quem tem direito ao Bolsa Família?

O acesso ao Bolsa Família está vinculado ao enquadramento nos critérios de renda, classificados como pobreza ou extrema pobreza, conforme estabelecido pelo Ministério da Cidadania. A renda mensal máxima permitida é de R$218,00 por pessoa da família, e é imperativo que a família esteja devidamente registrada no Cadastro Único, o canal de entrada para os benefícios sociais do governo federal.

Governo excluiu beneficiários do Bolsa Família?

Inicialmente, todos os beneficiários do Auxílio Brasil foram incluídos nos pagamentos do novo Bolsa Família. Contudo, diante de índices alarmantes de fraudes, o governo iniciou uma busca ativa entre os beneficiários, visando excluir famílias que não atendem aos requisitos estabelecidos. O foco é assegurar que o benefício seja destinado exclusivamente às famílias verdadeiramente necessitadas.

Como realizar o cadastro no Bolsa Família em 2024?

O cadastro no Bolsa Família em 2024 é feito por meio do Cadastro Único. O Responsável Familiar (RF) tem até 240 dias para comparecer a uma unidade do CRAS e concluir o registro. Durante a visita, o RF deve apresentar documentos de cada membro da família, passando por uma entrevista de avaliação socioeconômica.

O acesso ao Programa é destinado a famílias que atendam a critérios específicos de renda per capita. Para facilitar a compreensão, apresentamos três exemplos de casos de famílias que atenderiam aos requisitos do programa.

O calendário de pagamentos do Bolsa Família baseia-se no Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, podendo ser consultado por meio do site ou aplicativo CadÚnico. A consulta considera o último número antes do traço no NIS. Confira as datas abaixo:

  • NIS final 1: 18 de janeiro;
  • NIS final 2: 19 de janeiro;
  • NIS final 3: 22 de janeiro;
  • NIS final 4: 23 de janeiro;
  • NIS final 5: 24 de janeiro;
  • NIS final 6: 25 de janeiro;
  • NIS final 7: 26 de janeiro;
  • NIS final 8: 29 de janeiro;
  • NIS final 9: 30 de janeiro;
  • NIS final 0: 31 de janeiro.

Se sua família atende às condições estipuladas, prossiga com a inscrição. Lembre-se de que o registro no CadÚnico é obrigatório, mas não garante automaticamente a aprovação do benefício. Manter seus dados atualizados é fundamental para preservar o direito ao Bolsa Família.

To Top