Benefícios

Lista de medicamentos fornecidos pela Farmácia Popular

Farmácia Popular Remédios
RHJPhtotos/Shutterstock.com

O governo federal anunciou uma ampliação significativa no acesso a medicamentos para os beneficiários do programa Bolsa Família, proporcionando a retirada gratuita de 40 itens farmacêuticos pela rede do Farmácia Popular. A medida visa facilitar o acesso a tratamentos essenciais e contribuir para a melhoria da saúde pública.

Ampliação do Acesso a Medicamentos
Atualmente, a lista do Farmácia Popular inclui medicamentos gratuitos e outros com desconto de até 90% sobre os preços de mercado. Entre os remédios que passarão a ser gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família estão anticoncepcionais, medicamentos para a Doença de Parkinson, sinvastatina para controle de colesterol, opções para tratamento de rinite e fraldas geriátricas.

Além disso, o programa já oferece, gratuitamente para toda a população, 22 medicações voltadas para o tratamento de asma, diabetes e hipertensão. Esses benefícios serão mantidos sem alterações.

Novidades para Comunidades Indígenas
Uma novidade anunciada é a inclusão das comunidades indígenas no programa, que poderão designar um representante para retirar os medicamentos sem a necessidade de apresentar CPF. Esta modalidade será inicialmente testada em um projeto-piloto no território Yanomami, em Roraima.

Instruções para Retirada dos Medicamentos
Para obter os medicamentos pelo Farmácia Popular, os pacientes devem dirigir-se a uma farmácia credenciada, identificada pelo selo “Aqui tem Farmácia Popular”, levando um documento de identidade com foto, número do CPF e a receita médica dentro do prazo de validade, que pode ser do SUS ou de médico particular. Para as fraldas geriátricas, além da receita, é necessário comprovar a idade superior a 60 anos ou a condição de pessoa com deficiência.

Lista de Medicamentos Disponíveis
A lista completa de medicamentos disponíveis contempla tratamentos para asma, diabetes, hipertensão, colesterol alto, Doença de Parkinson, glaucoma, osteoporose, rinite e diabetes tipo 2 em pessoas com mais de 65 anos com doença cardiovascular, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Este anúncio representa um avanço significativo no acesso a medicamentos essenciais para milhões de brasileiros, reforçando o compromisso do governo federal com a saúde pública e o bem-estar da população.

To Top