Dicas de Saúde

Quais as diferenças entre dengue, gripe, resfriado e covid?

Dengue
Jarun Ontakrai/Shutterstock.com

Com um alarmante aumento nos casos de dengue no Rio de Janeiro, onde a incidência supera seis vezes o esperado para o período, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, a população enfrenta não apenas essa ameaça, mas também a confusão gerada pela similaridade dos sintomas com outras doenças respiratórias como a Covid, Influenza (gripe) e o resfriado comum. Este cenário tem resultado em uma sobrecarga das unidades de saúde, com a Rede D’Or registrando um salto significativo de internações de janeiro para fevereiro.

Diante dessa situação, o clínico-geral Matheus Marschhausen compartilha esclarecimentos cruciais para diferenciar entre essas condições. Segundo ele, tanto a dengue quanto a Covid e a gripe podem manifestar cansaço, mal-estar e dor no corpo. No entanto, a dengue geralmente se inicia com febre alta e ausência de sintomas respiratórios, diferenciando-se assim das outras. Já os resfriados apresentam um quadro mais leve, podendo ocorrer com ou sem febre, e tendem a se resolver mais rapidamente.

Para casos de Covid e gripe, os sintomas tendem a ser mais intensos, incluindo tosse seca e variações na febre. Marschhausen enfatiza a importância do diagnóstico correto e do tratamento adequado, alertando contra a automedicação e aconselhando a busca por orientação médica especializada.

O Ministério da Saúde disponibiliza recursos, como infográficos, que detalham as diferenças sintomáticas entre essas doenças, ressaltando que dificuldades respiratórias na Covid podem indicar complicações sérias, necessitando de teste e isolamento em caso de resultado positivo.

To Top