Brasil

Dicas essenciais para evitar golpes com PIX em 2024

Novo Pix
Miguel Lagoa/Shutterstock.com

Desde o lançamento do PIX pelo Banco Central em 2020, como uma ferramenta de transferência instantânea e gratuita, houve um aumento significativo no número de golpes explorando essa facilidade. Os criminosos têm sido criativos em suas tentativas de enganar os usuários, utilizando desde a invasão de contas de WhatsApp até promessas de lucros inexistente por meio de supostas falhas no sistema.

Para se proteger e garantir que suas transações sejam seguras, confira sete estratégias essenciais:

Cuidado com QR Codes Enganosos: A transferência via PIX pode ser realizada tanto pela digitação da chave quanto pelo escaneamento de um QR Code. Antes de confirmar a transação, é vital verificar se os dados do destinatário e o valor estão corretos.
Evite Redes Wi-Fi Públicas para Transações: Ao utilizar redes Wi-Fi de locais como shoppings e cafés, abstenha-se de realizar operações financeiras para evitar interceptações de dados por terceiros mal-intencionados.
Prefira os Canais Oficiais do Seu Banco: Para acessar sua conta, sempre utilize o site oficial ou o aplicativo móvel do seu banco. Links enviados via e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens podem direcionar para páginas falsas projetadas para roubar suas informações pessoais.
Mantenha Seus Dados Pessoais Seguros: Nunca compartilhe informações sensíveis, como senhas ou dados bancários, por telefone ou outras formas de comunicação não seguras.
Desconfie de Ofertas de Dinheiro Fácil: Ignore e denuncie mensagens que prometem ganhos fáceis, especialmente aquelas que mencionam falhas no sistema do PIX que resultariam em benefícios financeiros ao enviar dinheiro para chaves aleatórias.
Confirme a Identidade do Solicitante: Antes de realizar uma transferência a pedido de alguém, certifique-se de que está realmente falando com a pessoa em questão, preferencialmente através de um contato direto por ligação ou pessoalmente.
Ative Verificações em Duas Etapas: Para aplicativos como o WhatsApp, habilitar a verificação em duas etapas adiciona uma camada extra de segurança, requerendo uma senha pessoal caso haja tentativa de registro do seu número em um novo dispositivo.
Adotar essas práticas pode ajudar significativamente a reduzir o risco de ser vítima de fraudes envolvendo o PIX, mantendo seu dinheiro e suas informações pessoais protegidas.

To Top