Benefícios

Plano de saúde ficou mais caro? saiba como economizar

Plano de Saúde Convênio
Chompoo Suriyo/Shutterstock.com

Na busca por soluções para enfrentar os aumentos nos custos dos planos de saúde, muitos brasileiros estão sentindo o impacto desses ajustes em seus orçamentos. Recentemente, a atenção se voltou para os elevados percentuais de reajuste aplicados aos planos empresariais, uma vez que estes não seguem a mesma regulamentação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que se aplica aos planos individuais e familiares. Este cenário levou a discussões acaloradas nas redes sociais, exemplificado pela história da professora aposentada Luciane Frasinelli, que, diante de um reajuste superior a 25% no plano de saúde empresarial adquirido através da empresa de MEI de seu marido, viu-se forçada a optar por um serviço de menor qualidade para economizar mais de R$ 700.

Diante desses desafios, especialistas na área de saúde suplementar oferecem orientações valiosas para aqueles que buscam mitigar os efeitos dos reajustes no orçamento familiar. A recomendação inicial é realizar uma pesquisa detalhada por novas operadoras ou planos dentro do mesmo convênio, utilizando tanto o feedback de outros consumidores quanto canais oficiais para coletar informações. Além disso, é crucial avaliar o orçamento familiar disponível para o plano de saúde, considerando não apenas o custo imediato, mas também a adequação da cobertura às necessidades específicas da família. Em alguns casos, planos com cobertura abrangente em regiões ou estados não frequentemente visitados podem não ser a opção mais custo-efetiva.

Outro ponto de atenção é a possibilidade de optar por planos de saúde empresariais, que podem representar uma alternativa mais vantajosa em termos de custo-benefício. Esses planos, embora sujeitos a reajustes menos previsíveis por não serem regulados pela ANS com a mesma rigidez dos planos individuais, podem oferecer condições mais favoráveis quando negociados corretamente.

Para aqueles que buscam navegar neste cenário desafiador, é fundamental adotar uma abordagem proativa, avaliando todas as opções disponíveis e tomando decisões informadas que melhor atendam às suas necessidades de saúde e financeiras.

Palavras-chave mais pesquisadas relacionadas ao assunto: “planos de saúde”, “reajuste de plano de saúde”, “economizar em plano de saúde”, “ANS regulamentação”, “plano de saúde empresarial”, “cobertura de plano de saúde”.

To Top