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Posso ser excluído do Programa Bolsa Família: entenda os motivos

Cartão Bolsa Família Saque
rafapress/Shutterstock.com

O Programa Bolsa Família continua a ser uma ferramenta vital de apoio às famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, oferecendo assistência financeira para garantir direitos básicos como alimentação, saúde e educação. Com critérios específicos e processos atualizados para inscrição e acesso aos benefícios, é importante estar informado sobre como navegar no programa. Aqui está um guia completo sobre os principais aspectos do Bolsa Família.

Elegibilidade para o Bolsa Família

Para ser elegível ao Bolsa Família, uma família deve ter uma renda per capita de até R$ 218,00 mensais. A adesão ao programa é determinada por este critério de renda, visando auxiliar as famílias mais necessitadas.

Inscrição no Programa

Os interessados devem se dirigir a um ponto de atendimento do Cadastro Único e Bolsa Família em sua localidade. Estar cadastrado é um pré-requisito essencial, embora não garanta a inclusão imediata no programa.

Confirmação de Seleção

As famílias selecionadas para o programa são notificadas por meio de uma carta enviada ao domicílio. Caso não receba a carta, é possível verificar o status do benefício através do aplicativo Bolsa Família, na Central de Atendimento pelo número 111 ou nas instâncias municipais responsáveis pelo programa.

Gerenciamento do Cartão e Senha

Para cadastrar ou recadastrar a senha do cartão Bolsa Família, é necessário contatar o Atendimento Caixa ao Cidadão pelo 0800 726 02 07. Após este procedimento, a finalização do cadastramento da senha deve ser feita em uma lotérica, apresentando documento de identificação.

Realização de Saques

O benefício pode ser sacado em caixas eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas. Para beneficiários sem o cartão, o saque pode ser realizado via token gerado no aplicativo CAIXA Tem ou em agências da Caixa, apresentando um documento de identificação.

Consulta de Disponibilidade do Benefício

Para verificar a disponibilidade do benefício para saque, os beneficiários podem utilizar o aplicativo do Bolsa Família, contactar a Central de Atendimento 111, ou o Atendimento Caixa ao Cidadão.

Acesso aos Benefícios

Os benefícios são automaticamente creditados na Conta Poupança Social Digital para aqueles com cadastros completos. Além de saques, esta conta permite transferências, pagamento de contas e PIX pelo aplicativo CAIXA Tem. Benefícios também são acessíveis via saque com o cartão do Bolsa Família ou em agências da Caixa.

Cancelamento e Saída do Programa

Famílias podem ser excluídas do programa por não atualização cadastral, melhoria de renda, descumprimento de critérios do programa ou por solicitação de desligamento voluntário.

Emissão de 2ª Via do Cartão

Atualmente, o programa não prevê a emissão de segunda via do Cartão Bolsa Família. Em caso de perda ou roubo, os beneficiários podem utilizar o aplicativo CAIXA Tem ou comparecer a uma agência da CAIXA com documento de identificação para saque.

Este guia oferece uma visão abrangente sobre como acessar e gerenciar os benefícios do Bolsa Família, garantindo que as famílias elegíveis possam fazer uso efetivo do suporte oferecido pelo programa.

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