São Paulo

Instituto de ex-craque do basquete coordena projeto com recursos da Lei Paulista

DownloadGoverno de SP

Fausto ao lado da secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis

Quando jogador de basquete nos anos 1970 e 1980, Fausto Giannecchini se especializou em distribuir assistências para seus colegas de time pontuarem. O tempo de atleta passou e desde 2011 ele joga em outras frentes: Fausto tem um instituto em seu nome e encabeça o Assistência pra Vida, projeto que conta com recursos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e tem como foco a inserção de estudantes da rede pública de ensino dos 7 aos 18 anos no cenário esportivo por meio do basquete. Atualmente, o programa opera nas cidades de Olímpia e Franca.

Em 13 anos, o Assistência pra Vida já atendeu mais de 13 mil alunos e ajudou a capacitar 120 professores de Educação Física. A ideia para 2024 é abrir 1 mil novas vagas. As atividades ocorrem nas quadras das próprias escolas da rede pública de ensino, e o projeto entra com uniforme completo, tênis, squeeze e frutas como benefícios.

“Para participar, (o aluno) precisa ter disciplina, frequência escolar e boas notas. Se ele está suspenso das aulas, por exemplo, não participa”, diz Fausto, que ressalta que o programa não tem como objetivo o basquete de competição. “Nosso projeto é educacional, não trabalhamos pensando em lançar um atleta para o profissionalismo. Pode acontecer, claro. Já tivemos alunos que foram jogar no time de Franca e em outras equipes da região.”

Um dos maiores armadores do basquete brasileiro, Fausto atuou profissionalmente de 1970 a 1981. Jogou em equipes tradicionais, como Franca e Sírio, e defendeu a seleção brasileira, onde foi campeão sul-americano em três oportunidades.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.

Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.

O post Instituto de ex-craque do basquete coordena projeto com recursos da Lei Paulista apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top