X

Como não ter o Bolsa Família cancelado pelo governo?

rafapress/Shutterstock.com

Como não ter o Bolsa Família cancelado pelo governo? O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome alerta que problemas cadastrais relacionados ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) podem ocasionar o bloqueio dos pagamentos do programa Bolsa Família. Destaca-se que, se as inconsistências não forem corrigidas em um prazo de seis meses, o benefício poderá ser definitivamente cancelado. Essa medida visa assegurar que os recursos cheguem às famílias que de fato precisam do apoio financeiro.

Para evitar contratempos e garantir a continuidade do recebimento do benefício, é indispensável que as famílias beneficiárias consultem a situação de seu CPF junto à Receita Federal. Caso haja pendências, a regularização do documento é essencial. Posteriormente, a atualização dos dados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) será processada automaticamente através do Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão).

Instruções específicas sobre como proceder para a resolução de pendências foram disseminadas por meio de mensagens nos extratos de pagamento, no aplicativo oficial do Bolsa Família e também pelo Aplicativo Caixa Tem. A coordenação estadual do programa tem a responsabilidade de fornecer orientações aos municípios e às famílias com registros de CPF irregulares.

Relacionadas

O programa Bolsa Família, destinado a amparar famílias em situação de vulnerabilidade, estabelece que os beneficiários devem ter uma renda per capita mensal de até R$ 218. Além disso, é necessário atender a outras exigências como o acompanhamento pré-natal para gestantes e a manutenção da frequência escolar de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos.

Com um orçamento que alcançou R$ 169 bilhões e beneficiou 21 milhões de famílias em dezembro de 2023, o programa Bolsa Família registrou uma expansão significativa em comparação ao ano anterior, superando os investimentos em áreas essenciais como Saúde e Educação.