Benefícios

Certidão de nascimento pode ser solicitada sem ir ao cartório?

Documentos Certidão de Nascimento
Foto Governo do Brasil

Em muitas situações, como inscrições acadêmicas ou para um novo emprego, a certidão de nascimento se faz necessária. Porém, encontrar-se sem o documento físico pode gerar incômodos. Para simplificar esse processo, agora é possível solicitar uma segunda via online, sem precisar enfrentar filas em cartórios.

O Registro Civil, plataforma desenvolvida pela Arpen Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil), oferece essa facilidade. Confira o passo a passo para obter sua certidão de nascimento:

  1. Acesse o Site: Visite o site do Registro Civil e crie uma conta, fornecendo informações como nome completo, data de nascimento, celular e email.
  2. Selecione “Nascimento”: Escolha a opção de solicitação de certidão de nascimento.
  3. Preencha os Campos: Informe o estado, a cidade e o cartório onde o registro foi feito.
  4. Dados Pessoais: Forneça seu nome completo, CPF, data de nascimento e os nomes dos pais. CPF e data de nascimento são opcionais.
  5. Informações do Registro: Se possuir a certidão antiga, preencha os dados de livro, folha e termo. Caso contrário, avance.
  6. Escolha a Forma de Envio: Opte por receber a segunda via por email ou em papel oficial, entregue pelos Correios ou disponível para retirada no cartório.
  7. Confirme os Dados e o Valor: Verifique se todas as informações estão corretas, concorde com os termos de uso e confira o preço.
  8. Receba o Documento Impresso: Após o pagamento, se escolheu a versão impressa, selecione a melhor forma de entrega, seja por Sedex ou carta registrada.
  9. Efetue o Pagamento: Escolha entre cartão de crédito ou boleto como forma de pagamento, e pronto! Sua segunda via de certidão de nascimento será enviada (ou disponibilizada para impressão).

Com esse método, evitar deslocamentos e economizar tempo tornou-se mais simples e acessível. Solicite sua certidão de nascimento online e resolva suas pendências com praticidade e segurança.

To Top