Benefícios

Como receber o Bolsa Família pelo Caixa Tem?

Variações de aposentadoria por invalidez pelo INSS
rafapress/Shutterstock.com

Como receber o Bolsa Família pelo Caixa Tem? Nesta semana, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) anunciou a liberação de um pagamento extra, alcançando mais de 21 milhões de beneficiários com parcelas a partir de R$ 600, através do aplicativo Caixa Tem. Este movimento reforça o compromisso do governo em apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil, especialmente por meio do programa Bolsa Família, um dos pilares da transferência de renda federal.

Início do Calendário de Pagamentos

O processo de distribuição dos valores começou na última sexta-feira, 16 de fevereiro, seguindo uma programação que considera o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Com isso, os primeiros a receber foram os indivíduos com NIS finalizado em 1. Após uma breve pausa no fim de semana, a sequência de pagamentos foi retomada nesta segunda-feira, 19, para aqueles com NIS final 2.

Funcionalidades do Caixa Tem para Beneficiários do Bolsa Família

Por meio do Caixa Tem, os beneficiários têm à disposição uma ampla gama de serviços financeiros, incluindo pagamento de boletos via leitura de código de barras, realização de transferências via Pix e QR Code, além de recargas de celular e compras online usando o cartão de débito virtual. Esta facilidade permite que as famílias gerenciem seus recursos de maneira prática e segura.

Elegibilidade e Compromissos do Bolsa Família

Para continuar recebendo o benefício, as famílias inscritas no Bolsa Família devem atender a determinadas condições nas áreas de saúde e educação, como o acompanhamento pré-natal, a adesão ao calendário nacional de vacinação, o monitoramento nutricional de crianças menores de 7 anos e a manutenção de uma frequência escolar mínima. Além disso, é essencial manter o CadÚnico atualizado, com renovação a cada dois anos.

Composição do Benefício e Calendário para Fevereiro

O governo assegura que, até a definição de novos valores, a estrutura atual do Bolsa Família será mantida, garantindo um mínimo de R$ 600 por família, além de benefícios adicionais para crianças, gestantes e nutrizes. O calendário de pagamentos do Caixa Tem para fevereiro segue até o dia 29, prometendo alcançar todos os beneficiários elegíveis.

Calendário do Caixa Tem para Fevereiro:

  • NIS final 1: 16 de fevereiro
  • NIS final 2: 19 de fevereiro
  • NIS final 3: 20 de fevereiro
  • NIS final 4: 21 de fevereiro
  • NIS final 5: 22 de fevereiro
  • NIS final 6: 23 de fevereiro
  • NIS final 7: 26 de fevereiro
  • NIS final 8: 27 de fevereiro
  • NIS final 9: 28 de fevereiro
  • NIS final 0: 29 de fevereiro

Este pagamento extra simboliza mais uma etapa no esforço contínuo do Governo Federal para fortalecer a rede de proteção social, oferecendo suporte financeiro essencial às famílias mais vulneráveis do país.

To Top