Benefícios

Posso saber quanto tempo falta para ter aposentadoria pelo INSS?

inss logo sede previdencia
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As regras de transição para a aposentadoria sofreram alterações com a Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103 de novembro de 2019), mas saber quanto tempo falta para se aposentar ficou mais fácil com o Meu INSS.

Para realizar a simulação, basta acessar o aplicativo ou o site Meu INSS e informar seu login e senha. Disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS, o aplicativo considera as diversas regras de idade e tempo de contribuição, permitindo uma visão clara das condições para a aposentadoria.

É importante salientar que a simulação feita no Meu INSS não garante o direito à aposentadoria, pois algumas informações podem não estar incluídas ou podem ter sido alteradas durante o processo. Por isso, é essencial verificar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para garantir que os registros estejam corretos.

As regras de transição estabelecem diferentes exigências para a aposentadoria, com mudanças anuais até 2031. Por exemplo, em 2024, as mulheres devem ter pelo menos 58 anos e 6 meses de idade, enquanto os homens precisam ter 63 anos e 6 meses.

Confira algumas modalidades de regra de transição:

  • Tempo de contribuição + idade mínima: Progressiva, aumenta a idade mínima anualmente e requer um tempo mínimo de contribuição.
  • Idade progressiva: A idade mínima aumenta progressivamente até 2031.
  • Aposentadoria por idade: Exige idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, com 15 anos de contribuição.
  • Pedágio de 50%: Para quem estava prestes a se aposentar em 2019, exige um acréscimo de 50% no tempo de contribuição.
  • Pedágio 100%: Requer o cumprimento integral do tempo de contribuição pendente.
  • Regra dos pontos: Baseada na soma da idade e do tempo de contribuição, com pontuação mínima de 91 para mulheres e 101 para homens em 2024.

A ferramenta no Meu INSS pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo celular, permitindo uma análise detalhada das condições de aposentadoria. Corrija qualquer dado pessoal necessário e planeje seu futuro com segurança.

To Top