Saúde

Nova injeção pode ser mais eficaz que Ozempic e Wegovy para o emagrecimento

emagrecimento obesidade
rafastockbr/Shutterstock.com

Um novo injetável em estudo, apelidado de “Super Ozempic”, está mostrando resultados promissores, fazendo com que pacientes queimem gordura cinco vezes mais rápido do que com drogas de última geração, como Ozempic e Wegovy, de acordo com um ensaio clínico recente.

Desenvolvido pela empresa de biotecnologia Viking Therapeutics, sediada na Califórnia, o medicamento VK2735 tem se destacado nos testes clínicos. Durante o ensaio de fase dois, os participantes que receberam uma dose elevada do VK2735 uma vez por semana, ao longo de 13 semanas, registraram uma perda média de peso corporal de 14,7%. Em comparação, pacientes que utilizaram Ozempic e Wegovy levaram 68 semanas para alcançar resultados semelhantes.

O CEO da Viking, Brian Lian, expressou otimismo em relação ao desenvolvimento do medicamento, declarando: “Nosso plano é prosseguir agressivamente com o desenvolvimento clínico”.

No estudo, 174 adultos com sobrepeso ou obesos, portadores de pelo menos uma comorbidade subjacente, como diabetes tipo 2, foram recrutados. Desses, 140 receberam injeções de VK2735 uma vez por semana, enquanto os 34 restantes foram administrados com placebo, resultando em uma perda de apenas 1,7% do peso corporal. Entre os participantes que receberam diferentes doses de VK2735, aqueles que receberam 10 miligramas relataram uma perda média de peso de 12,9%, enquanto os que receberam a dose mais alta, de 15 mg, experimentaram uma queda de 14,7% em seu peso.

Assim como Ozempic e Wegovy, o VK2735 age imitando o peptídeo 1 semelhante ao glucagon, o hormônio responsável por prolongar a sensação de saciedade. No entanto, o injetável também imita o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose, que retarda o movimento dos alimentos pelo intestino.

Apesar de alguns participantes terem relatado efeitos colaterais como vômitos e náuseas, os níveis não foram considerados proibitivos para a venda do medicamento. A pesquisa promissora sugere que o VK2735 pode representar um avanço significativo no tratamento da obesidade e de condições relacionadas.

To Top