Benefícios

Novos Benefícios do Bolsa Família: Isenção de contas de Luz e aluguel para famílias cadastradas

Conta de luz energia
rafapress/shutterstock.com

O Governo Federal, em um movimento para reforçar o suporte às famílias de baixa renda no Brasil, aprovou recentemente benefícios adicionais para os titulares do programa Bolsa Família. Entre as novidades, destacam-se a isenção nas contas de luz e a possibilidade de isenção nas parcelas do financiamento habitacional pelo programa Minha Casa Minha Vida, medidas que visam proporcionar alívio financeiro e maior estabilidade para as famílias beneficiárias.

Detalhes dos Novos Benefícios

A isenção no pagamento de aluguel é direcionada especificamente às famílias que possuem financiamento imobiliário pelo Minha Casa Minha Vida e estão cadastradas no Bolsa Família. Esta medida tem o objetivo de mitigar o déficit habitacional e oferecer segurança habitacional para as famílias em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a Tarifa Social de Energia Elétrica promete descontos significativos na conta de luz para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com a possibilidade de isenção total para famílias indígenas ou quilombolas cadastradas no Bolsa Família. Outros grupos também podem beneficiar-se de descontos variados, dependendo do consumo mensal.

Como Aproveitar os Descontos na Conta de Luz

Para os beneficiários interessados nos descontos ou na isenção total da conta de luz, é necessário estar atento aos critérios de consumo mensal e às categorias elegíveis para o benefício. Os descontos são aplicados da seguinte forma:

  • Até 65% para consumos de 0 a 30 kWh;
  • Até 40% para consumos de 31 a 100 kWh;
  • Até 10% para consumos de 101 a 220 kWh;
  • Consumos acima de 221 kWh não recebem descontos.

Importância da Atualização do CadÚnico

Para manter o acesso a esses benefícios, as famílias devem manter seus dados atualizados no CadÚnico e cumprir com as regras estabelecidas pelo programa Bolsa Família. A atualização regular do cadastro é essencial para evitar a suspensão ou o bloqueio dos benefícios.

To Top