Benefícios

Alteração na forma de recebimento do pagamento pelo INSS

inss agencia
Fotografia Mix Vale

Para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a forma como recebem seus pagamentos pode fazer toda a diferença em sua rotina financeira. Por isso, é importante conhecer as opções disponíveis e como realizar uma mudança, caso necessário.

Alteração de Recebimento:

Inicialmente, os beneficiários recebem seus pagamentos por meio de cartão magnético, enviado diretamente para suas residências. No entanto, é possível solicitar uma alteração para que o pagamento seja creditado diretamente em conta corrente ou poupança.

Procedimento de Mudança:

Para alterar a forma de recebimento, basta comparecer ao banco escolhido e, caso não possua uma conta, abrir uma conta corrente ou poupança. É importante ressaltar que o banco é selecionado pelo INSS entre as agências bancárias conveniadas, mais próximas à residência do beneficiário.

Meu INSS:

A mudança também pode ser solicitada através do site ou aplicativo Meu INSS, utilizando o serviço “Alterar local ou forma de pagamento”. Além disso, é possível solicitar a mudança da agência do INSS responsável pelo benefício.

Atenção aos Detalhes:

Após a concessão do benefício, o primeiro pagamento costuma ser realizado aproximadamente 15 dias após essa data. Para saber qual banco realizará o pagamento e a data em que estará disponível, o beneficiário pode consultar o serviço “Extrato de Pagamento” no Meu INSS, ligar para o número 135 ou verificar na Carta de Concessão.

To Top