Bancos

Brasileiros podem recuperar recursos esquecidos

INSS dinheiro FGTS Pis
Alison Nunes Calazans/Shutterstock.com

Com a chegada do novo ano, muitos brasileiros se preparam para lidar com despesas típicas do período. No entanto, uma oportunidade única se apresenta: a chance de resgatar valores esquecidos em contas inativas de bancos e outras instituições financeiras. Segundo dados recentes do Banco Central, mais de R$ 7,5 bilhões estão parados nesses locais, aguardando para serem resgatados através da plataforma “Valores a Receber”.

Do montante total, cerca de R$ 6 bilhões pertencem a mais de 40 milhões de cidadãos brasileiros, enquanto o restante está vinculado a empresas. A plataforma também oferece a possibilidade de consulta de valores de pessoas falecidas, com acesso autorizado para herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais. Para realizar essa consulta, basta fornecer o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.

Para descobrir se você possui valores nessas contas e, em caso positivo, resgatá-los, é simples e fácil. Siga o passo a passo abaixo:

Como Consultar Valores Esquecidos:

  1. Acesse a página “Valores a Receber” no site do Banco Central;
  2. Clique em “Consulte valores a receber”;
  3. Preencha os campos com seus dados;
  4. Clique em “Consultar” e confira os resultados;
  5. Se houver valores a receber, clique em “Acessar o SVR”. É necessário ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro para acessar o SVR.

É importante observar a data informada pelo Sistema de Valores a Receber, que representa um agendamento para consultar os valores e fornecer os dados para a transferência. O agendamento é feito de acordo com a data de nascimento para pessoas físicas e a data de criação da empresa para pessoas jurídicas.

Na data agendada, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br, utilizando seu login gov.br para verificar o valor disponível para saque e solicitar a transferência. Se perder a data do agendamento, basta acessar o site novamente e solicitar um novo acesso. O sistema fornecerá uma nova data para o retorno.

Além do resgate por meio da plataforma “Valores a Receber”, existem outras oportunidades para recuperar dinheiro esquecido. Uma delas é a possibilidade de receber compensações por perdas na poupança devido aos planos econômicos dos governos Collor e Sarney. Outra opção é resgatar o crédito da nota fiscal, registrando o CPF durante as compras. Também é viável verificar a restituição do Imposto de Renda ou optar pelo saque-aniversário do FGTS.

To Top