Receita Federal

Documentos para quem deseja ter a declaração do IR

Receita Federal do Brasil
Saulo Ferreira Angelo/Shutterstock.com

O prazo estipulado pela Receita Federal para entrega do Informe de Rendimentos e da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) encerrou-se em 29 de fevereiro. No entanto, muitos contribuintes ainda não receberam esses documentos essenciais para a declaração do Imposto de Renda 2024.

De acordo com a legislação vigente, as empresas têm a obrigação legal de fornecer os informes de rendimento aos seus empregados. Portanto, caso você ainda não tenha recebido o seu, é fundamental entrar em contato com a instituição empregadora para requisitá-lo.

É crucial que os contribuintes reúnam todos os informes de renda provenientes de diferentes fontes, como empregadores, bancos e corretoras de investimentos, para garantir a precisão na declaração do Imposto de Renda.

É possível declarar o Imposto de Renda mesmo sem o Informe de Rendimentos, porém, essa não é a melhor prática. A falta desse documento aumenta significativamente o risco de cair na malha fina, caso os valores declarados não estejam alinhados com as informações fornecidas pelo empregador.

Caso seja impossível obter o Informe de Rendimentos junto à empresa, uma alternativa viável é preencher os valores na declaração pré-preenchida, uma funcionalidade oferecida pela Receita Federal.

Abaixo, listamos os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda 2024:

Renda:

  • Informes de rendimentos de instituições financeiras, incluindo corretoras de valores;
  • Informes de rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensões, etc.;
  • Informes de rendimentos de aluguéis recebidos de pessoas jurídicas, entre outros;
  • Informações e documentos de outras rendas percebidas em 2023, como doações e heranças;
  • Livro Caixa e DARFs de Carnê-Leão;
  • Informes de rendimentos de participações em programas fiscais, como Nota Fiscal Paulista.

Bens e Direitos:

  • Documentos que comprovem compra e venda de bens e direitos ocorridas em 2023;
  • Cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda;
  • Boleto do IPTU;
  • Documentos que comprovem a posição acionária em empresas, se aplicável.

Dívidas e Ônus:

  • Informações e documentos de dívidas e ônus contraídos e/ou pagos em 2023.

Rendas Variáveis:

  • Controle de compra e venda de ações, incluindo apuração mensal de imposto;
  • DARFs de Renda Variável;
  • Informes de rendimento auferido em renda variável.

Pagamentos e Deduções Efetuadas:

  • Recibos de pagamentos de plano de saúde;
  • Comprovantes de despesas médicas, odontológicas e educacionais;
  • Comprovante de pagamento de previdência social e privada;
  • Recibos de doações efetuadas;
  • Recibos de empregada doméstica;
  • Recibos de pagamentos a prestadores de serviços.

Garanta que todos esses documentos estejam em ordem para evitar complicações na hora de declarar o Imposto de Renda 2024. Não deixe para a última hora!

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