Benefícios

IPTU 2024: Entenda as obrigações de proprietários e inquilinos

iptu aluguel
minicase/Shutterstock.com

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024 volta a colocar em discussão uma questão recorrente em imóveis locados: quem deve arcar com essa despesa, o proprietário ou o inquilino? A confusão sobre a responsabilidade desse pagamento anual suscita dúvidas e, muitas vezes, conflitos entre as partes envolvidas na locação de imóveis.

O IPTU, cobrado por municípios em função da posse de propriedades urbanas, tem seu cálculo baseado na área construída do imóvel, variando conforme a legislação local. Com a emissão dos boletos nos primeiros meses do ano, surgem as opções de pagamento à vista, geralmente com desconto, ou parcelado.

Esclarecimento sobre a Responsabilidade do Pagamento

Especialistas esclarecem que, apesar de o IPTU ser emitido em nome do proprietário do imóvel, a obrigação de pagamento pode ser transferida para o inquilino. Tal transferência deve estar claramente estipulada no contrato de locação, tornando-se uma obrigação do inquilino caso acordado.

A leitura atenta do contrato de locação é essencial para que ambas as partes estejam cientes de suas responsabilidades. Ignorar essas estipulações pode resultar em consequências contratuais, incluindo a possibilidade de rescisão.

Em situações onde o contrato não define a responsabilidade pelo pagamento do IPTU, a obrigação recai sobre o proprietário do imóvel. No entanto, é comum que proprietários e inquilinos negociem diretamente a questão, podendo chegar a um acordo que melhor atenda aos interesses de ambos.

Flexibilidade no Pagamento

Quando acordada a responsabilidade do inquilino pelo pagamento do IPTU, este tem a liberdade de escolher a forma de quitação do imposto, seja à vista ou parcelado. Importante ressaltar que o proprietário não pode impor a modalidade de pagamento, garantindo assim certa flexibilidade para o inquilino.

IPTU Social: Isenção para Grupos Elegíveis

Além das questões de responsabilidade pelo pagamento, o IPTU 2024 também traz à tona o IPTU Social, um benefício destinado a grupos específicos que permite a isenção do imposto sob certas condições. Cidadãos que se enquadram nos critérios estabelecidos pela legislação municipal podem solicitar a isenção, proporcionando um alívio financeiro significativo para famílias de baixa renda.

Conclusão

A clareza contratual e o diálogo entre proprietários e inquilinos são fundamentais para a gestão harmoniosa das obrigações relacionadas ao IPTU. Ambas as partes devem estar bem informadas sobre seus direitos e deveres para evitar mal-entendidos e garantir uma convivência equilibrada e justa.

To Top