Benefícios

Entenda o intervalo no pagamento do Auxílio Gás

Auxílio Gás vale Gás de Cozinha
Proxima Studio/Shutterstock.com

Neste mês de março, beneficiários do programa Vale Gás foram surpreendidos com a notícia de que o benefício não seria depositado, conforme anunciado pelo governo federal. A pausa no pagamento, que levantou diversas dúvidas entre os cidadãos, deve-se a uma especificidade no calendário de distribuição desse auxílio.

O Auxílio Gás, implementado para suavizar o impacto do aumento do preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda, é disponibilizado bimestralmente. Em 2024, o ciclo de pagamento teve início em fevereiro, explicando a ausência de repasses em março. Com um aumento de R$ 18,33 no custo do botijão de 13 quilos sentido pelos consumidores em fevereiro, a relevância desse benefício tornou-se ainda mais evidente.

Como Funciona o Calendário do Auxílio Gás

Os beneficiários do Vale Gás podem esperar a retomada dos pagamentos em abril, seguindo o cronograma alinhado ao do Bolsa Família. Este calendário é organizado com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, garantindo um processo de distribuição sistemático e ordenado.

Critérios de Elegibilidade para o Recebimento do Benefício

Para ser considerado elegível ao recebimento do Auxílio Gás, os interessados devem:

Estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
Ter uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos;
Contar com membros familiares beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O programa também prioriza famílias com base em critérios como atualização cadastral no CadÚnico, menor renda familiar, maior número de dependentes, e a inclusão no Auxílio Brasil.

Agenda dos Próximos Pagamentos do Vale Gás

A próxima leva de pagamentos do Vale Gás está marcada para abril, com datas específicas definidas pelo último dígito do NIS, variando de 17 a 30 de abril. Este esquema assegura que todos os beneficiários elegíveis recebam o auxílio de maneira ordenada e eficaz.

To Top