Benefícios

MEC anuncia cronograma de liberação do “Pé-de-meia” para estudantes

Educação Professores
Cherries/Shutterstock.com

O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente detalhes sobre o cronograma de liberação do “Pé-de-meia”, uma iniciativa que visa beneficiar estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio público. Este programa promete um incentivo financeiro substancial, com o potencial de acumular até R$ 9,2 mil ao longo de três anos, para os jovens beneficiários. A execução dos pagamentos está sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que também notificará os estudantes selecionados para o programa.

Critérios de Elegibilidade e Processo de Seleção

Para ser elegível ao “Pé-de-meia”, os estudantes devem estar matriculados no ensino médio regular das redes públicas ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ter entre 14 a 24 anos e ser beneficiários do Programa Bolsa Família até janeiro do ano corrente. Além disso, é necessário possuir um Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido.

Detalhamento do Calendário de Pagamentos

O MEC organizou o calendário de pagamentos do “Pé-de-meia” baseando-se no mês de aniversário dos estudantes. Este esquema permite uma distribuição equitativa dos recursos e facilita o acesso ao benefício de forma organizada. Os pagamentos serão realizados conforme a seguinte agenda:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 26 de março
  • Nascidos em março e abril: 27 de março
  • Nascidos em maio e junho: 28 de março
  • Nascidos em julho e agosto: 1º de abril
  • Nascidos em setembro e outubro: 2 de abril
  • Nascidos em novembro e dezembro: 3 de abril

Valor do Incentivo e Condições de Pagamento

O valor do “Pé-de-meia” é dividido em um incentivo pela matrícula e um valor adicional por frequência escolar, distribuído em nove parcelas ao longo do ano. O programa também inclui um incentivo adicional para os alunos que participarem do ENEM, reforçando a importância da educação e do desempenho acadêmico.

To Top