Benefícios

Como fazer a declaração anual de faturamento do MEI 2024

Simples Nacional MEI
rafastockbr/Shutterstock.com

Mais de 14 milhões de Microempreendedores Individuais precisam realizar a Declaração Anual de Faturamentos em 2024. Se você atuou como MEI em 2023, é hora de agir. Vamos apresentar como funciona o processo e todos os detalhes para que você envie seus dados corretamente.

Essa declaração não é apenas uma formalidade, é uma obrigação para todos os microempreendedores individuais, e sua emissão é essencial para manter a regularidade perante a Receita Federal. Ao informar os rendimentos do ano anterior por meio de notas fiscais, os MEIs garantem acesso contínuo aos benefícios previdenciários e evitam multas por atrasos ou omissões de informações.

Passo a Passo para a Declaração Anual MEI 2024

Diferentemente do Imposto de Renda Pessoa Física tradicional, a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) pode ser realizada de forma simples pelo próprio cidadão, sem a necessidade de um contador. No entanto, em caso de dúvidas, profissionais especializados podem auxiliar. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Reúna suas informações financeiras: Some todos os serviços prestados e os valores recebidos em 2023, documentados em notas fiscais ou outros comprovantes.
  2. Acesse o site do Simples Nacional: Utilize o CNPJ do seu MEI para acessar sua conta.
  3. Selecione o ano-calendário 2023: Escolha o período correto para sua declaração.
  4. Informe a receita bruta de 2023: Insira o valor total da sua receita, sem descontos.
  5. Preencha campos adicionais: Confira se há campos obrigatórios adicionais relacionados à sua atividade.
  6. Declare a contratação de funcionário: Se você contratou alguém em 2023, informe essa condição.
  7. Revise as informações: Certifique-se de que todos os dados estão corretos antes de prosseguir.
  8. Emita o documento: Clique em “Transmitir” para enviar sua declaração à Receita Federal.

Após esse processo, lembre-se de guardar o recibo da declaração. O prazo final para emitir a Declaração Anual MEI pela internet é 31 de maio de 2024. Não adie essa tarefa. Garanta a conformidade do seu negócio e mantenha-se elegível aos benefícios previdenciários.

To Top