Benefícios

Governo exige vacinação para receber Bolsa Família?

Bolsa Familia Cadastro Auxilio Brasil
rafapress/Shutterstock.com

Durante a inauguração das unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o programa Bolsa Família passará a exigir a vacinação de crianças como requisito para manutenção do benefício.

A declaração foi feita em conjunto com outras condições estabelecidas para o programa. Lula destacou que as crianças de até 6 anos de idade receberão um adicional de R$ 150,00 no benefício, desde que estejam matriculadas na escola. Além disso, a vacinação das crianças será obrigatória, e as mães que não comprovarem a vacinação perderão o auxílio.

Outra condição mencionada pelo presidente é que as mulheres grávidas beneficiárias devem realizar todos os exames necessários para garantir uma gestação saudável.

Essa mudança marca um retorno às exigências do antigo Bolsa Família, que deixou de requerer a vacinação de crianças durante a reformulação para o Auxílio Brasil, ocorrida em 2021.

O presidente Lula também criticou a gestão anterior, atribuindo responsabilidade ao governo anterior por um alto número de mortes devido à pandemia de Covid-19.

Até o momento, o governo não reverteu as mudanças feitas na gestão anterior, mantendo o Auxílio Brasil com parcela mínima de R$ 600,00 mensais aos beneficiários.

To Top